SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41555 - TECNOLOGIAS DE FORMAÇÃO E ESTRATÉGIAS PARA A POLÍTICA DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE. EDINEIA LAZZARI - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE SMS RIO, JACQUELINE OLIVEIRA CARVALHO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE - SMS RIO, LETÍCIA VIEIRA LOURENÇO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE - SMS RIO, MICHELLE ADRIANNE DA COSTA DE JESUS - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE - SMS RIO, MARIANNE DE LIRA MAIA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE - SMS RIO, THAYNARA OLIVEIRA DE SOUZA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE - SMS RIO, PRISCILA RIBEIRO SOARES DE SOUZA - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE - SMS RIO, KARINE DETES CANTO - PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE - SMS RIO
Período de Realização maio de 2021 a junho de 2022, no Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade SMS-RIO.
Objeto da experiência O objetivo desta experiência é a estratégia de trabalho na formação e no fortalecimento da política de educação permanente na formação em serviço
Objetivos Relatar os grupos de trabalho e formação que tem por objetivo qualificar e subsidiar o processo de formação de enfermeiras de família e comunidade para atuarem na Atenção Primária à Saúde no fortalecimento da Política Nacional de Educação Permanente em serviço.
Metodologia Descrever sobre os grupos de trabalho de saúde do Programa de Residência, uma tecnologia de formação e estratégia para a Política de Educação Permanente. Estes são compostos por residentes, preceptores, tutores, docentes e profissionais da rede de saúde, com proposta de estudo e trabalho divididos em cinco eixos: Educação e Pesquisa, Sistematização da Assistência de Enfermagem, Gestão, Planejamento e Avaliação em Saúde; Clínica na Atenção Primária à Saúde; Democratização Saúde e Sociedade.
Resultados Entre as atividades realizadas o programa contou com a qualificação dos preceptores com a abordagem sobre o projeto político pedagógico do programa, e técnicas de preceptoria; a qualificação sobre aleitamento materno, organizado em parceria com a área técnica de saúde da criança da SMS-RJ; a qualificação sobre práticas integrativas e complementares para os residentes em parceria com a Gerência das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Análise Crítica A formação nos moldes da residência de integração ensino-serviço-comunidade, tem o compromisso formar profissionais para atuarem na rede de saúde. Considerando que compete ao SUS, além de outras atribuições, ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde e envolver e fomentar o ensino em serviço. E assim o aprender e ensinar faz parte do cotidiano do serviço, no diálogo com o serviço, compartilhamento e troca de saberes e cuidado conforme a política de educação permanente em saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Dessa forma, os grupos de trabalho do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade são espaços de formação e ensino que contribuem para a política de educação permanente com práticas e tecnologias inovadoras de ensino em serviço para o SUS, contribuindo e promovendo mudanças nos serviços, melhorando a assistência aos usuários e aprimorando a formação de diferentes saberes dos trabalhadores e formação da residência em saúde.
|