Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41482 - OFICINAS TEMÁTICAS DO NUREVS COMO FERRAMENTA DE APOIO À EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NOS MUNICÍPIOS DA 5ª REGIÃO DE SAÚDE
MAURA ROBERTA GUILHERME DE LIMA LUDUVICO - V URSAP, RITA DE CÁSSIA MUNIZ CUNHA - V URSAP, ROSIANE GOMES DE MEDEIROS - V URSAP, FRANCISCO DUARTE DA SILVA - V URSAP, LUCY MALLORI MEDEIROS DE ARAÚJO - V URSAP


Período de Realização
As Oficinas Temáticas ocorreram de agosto de 2021 à novembro de 2021.

Objeto da experiência
Relatar a experiência das Oficinas Temáticas do Núcleo Regional de Vigilância em Saúde (NUREVS) da V Unidade Regional de Saúde Pública (V URSAP).

Objetivos
Integrar e sensibilizar técnicos dos municípios da 5ª Região de Saúde para que percebam a importância da promoção à saúde, prevenção de agravos e notificação em tempo hábil nos sistemas de informação em saúde.

Metodologia
Estudo descritivo, do tipo relato de experiência das Oficinas Temáticas, realizadas prioritariamente para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), Agentes Comunitários de Endemias (ACE), Digitadores e Coordenadores da Atenção Primária. Trata-se de um projeto de gestão desenvolvido pela V URSAP, escolhido mediante as fragilidades e necessidades comuns evidenciadas através da escuta dos trabalhadores dos municípios e da percepção dos técnicos da regional.

Resultados
A Educação Permanente em Saúde (EPS) vem se tornando um instrumento fundamental para o processo de qualificação de trabalhadores da saúde para organização do processo de trabalho. Com enfoque voltado para as necessidades de cada território, as Oficinas promoveram melhora nos indicadores relacionados à Atenção Primária à Saúde, como por exemplo Previne Brasil e o Programa de Qualificação das Ações de Vigilância em Saúde (PQAVS).

Análise Crítica
Apesar da demanda ter sido sugerida pelos próprios trabalhadores, percebe-se que há necessidade de que o gestor municipal der oportunidade para que haja participação ativa nos momentos de qualificação. Foram realizadas 8 oficinas, na primeira houve uma adesão de 19 municípios enquanto nas duas últimas apenas 9 participaram.

Conclusões e/ou Recomendações
O NUREVS mostra-se uma ferramenta relevante que identifica os determinantes de saúde de cada território para assim assessorar os municípios no desenvolvimento de projetos de promoção e produção da saúde e prevenção de doença através da capacitação profissional por meio da EPS.