Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41408 - DEZ ANOS DA POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA E A FORMAÇÃO EM SAÚDE
ÉLIDA AZEVEDO HENNINGTON - FIOCRUZ, GIDEON BORGES DOS SATNOS - FIOCRUZ, DÁRIO FREDERICO PASCHE - UFRGS


Apresentação/Introdução
A PNSTT preconiza a capacitação e o desenvolvimento da força de trabalho em saúde de nível médio e superior, com prioridade às equipes de Vigilância em Saúde e da Atenção Básica/ESF. Os processos formativos exigem a compreensão da saúde como um valor da sociedade brasileira e a qualificação técnica de seus operadores por meio de estratégias ancoradas na educação permanente.

Objetivos
O objetivo do estudo é discutir sobre a formação em saúde proposta pela Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora que no ano de 2022 completa 10 anos.

Metodologia
A pesquisa está baseada em revisão narrativa de literatura e na reflexão critica e extensa experiência profissional dos autores no ensino, pesquisa e serviços no campo da Saúde Coletiva/Saúde do Trabalhador.

Resultados
Os processos formativos devem ocorrer de forma participativa e a partir de uma aprendizagem significativa, mas também no estabelecimento de experiências mais democráticas nas relações de ensino-aprendizagem e de projetá-las no exercício do próprio trabalho. Como desafio social global, os conteúdos sobre as relações saúde, trabalho e ambiente devem ser incorporados à formação básica, promovendo a ampliação da cultura de saúde e trabalho na formação cidadã em uma perspectiva crítica e comprometida com um projeto de transformação das condições adversas de trabalho, de defesa da natureza e de luta para proteção e preservação da saúde e da vida dos trabalhadores e das trabalhadoras.

Conclusões/Considerações
A formação deve ser baseada na experiência dos próprios trabalhadores sobre seus processos de trabalho e, numa perspectiva mais ampla, em processos formativos capazes de promover a saúde dos trabalhadores e trabalhadoras e, ao mesmo tempo, contribuir na formação de sujeitos críticos e atuantes em defesa da democracia e contra todas as formas de exploração e de divisão técnica, social e sexual injustas do trabalho.