Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41351 - PROGESTÃO: PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO E APOIO ÀS EQUIPES DE PLANEJAMENTO E GESTÃO DA MACRORREGIÃO NORTE DO PARANÁ
BRÍGIDA GIMENEZ CARVALHO - UEL, ELISABETE DE FÁTIMA POLO DE ALMEIDA NUNES - UEL, FERNANDA DE FREITAS MENDONÇA - UEL, JOÃO FELIPE MARQUES DA SILVA - FATEC, STELA MARIS LOPES SANTINI - SESA PR, EDINALVA DE SOUZA FERRAZ - SESA PR, TALITA MARIA BENGOZI GOZI - SMS CAMBÉ, SILVIA KARLA VIEIRA ANDRADE - CISMEPAR, KARLA GIOVANA BAVARESCO ULINSKI - SMS ROLÂNDIA, JOELMA CARVALHO - SESA PR


Período de Realização
A segunda edição do curso PROGESTÃO foi iniciada em maio de 2021 e será concluída em junho de 2022.

Objeto da experiência
Processo de educação permanente em saúde (EPS) para equipes gestoras, cujo foco é discutir “como” fazer a gestão do SUS, no contexto em que atuam.

Objetivos
O curso tem como objetivos:
• Constituir um processo de qualificação, apoio e compartilhamento de saberes no âmbito regional;
• Desenvolver a prática de problematização diante dos cenários do planejamento e da gestão em saúde e instrumentalizar os gestores na tomada de decisão.


Metodologia
Trata-se de um curso, desenvolvido por meio de oito oficinas de trabalho, em três regiões de saúde da Macrorregião Norte do Paraná, com duração 50 horas, orientadas por temas relacionados ao cotidiano da gestão do SUS. A Universidade Estadual de Londrina certificará os participantes (integrantes das equipes gestoras municipais e estadual). As oficinas são orientadas por um caderno de apoio e mediadas por grupo condutor constituído por docentes, estudantes de pós-graduação e trabalhadores de saúde.

Resultados
Participam do Progestão 110 profissionais ligados à gestão do SUS. Deste processo, resultados relevantes já puderam ser percebidos, como a interação entre os participantes; manifestação do sentimento de pertença à equipe gestora entre os profissionais atuantes nos municípios; a elaboração dos instrumentos de gestão do SUS de forma mais integrada e participativa nos municípios, e a importância da ação coletiva e cooperativa entre profissionais de diferentes áreas, da academia e serviços de saúde.

Análise Crítica
A utilização de metodologias ativas durante as oficinas conferiu dinamismo ao processo de ensino-aprendizagem. Ressalta-se que parcerias firmadas entre universidades, secretarias municipais e estaduais, no atual contexto de crise sanitária e austeridade fiscal, possibilitam qualificar e tornar reflexivo o trabalho da gestão em saúde no SUS e confirma-se como uma prática relevante e motriz tanto aos profissionais das equipes gestoras quanto para os da academia.

Conclusões e/ou Recomendações
A experiência de EPS mostrou-se estratégia inovadora na reorganização da gestão e implementação do SUS nas regiões estudadas, além de potente estratégia cooperativa na superação dos desafios cotidianos da gestão. Também reafirmou a importância do papel da ciência diante das lacunas de conhecimento em temas inerentes à gestão. Todavia persiste o desafio de ampliar a realização de processos de EPS no campo da gestão do SUS.