Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41234 - O SERIADO "UNIDADE BÁSICA" COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DA SAÚDE COLETIVA NA GRADUAÇÃO
RODOLFO MACEDO CRUZ PIMENTA - UNEF, MARÍLIA DE MATOS AMORIM - UNEF, ANA ÁUREA ALÉCIO DE OLIVEIRA RODRIGUES - UEFS


Período de Realização
A experiência aconteceu durante oito semanas entre os meses de agosto e setembro do ano de 2021

Objeto da experiência
A utilização de um seriado nacional durante encontros remotos teóricos de uma disciplina de estágio em Atenção Básica de um curso de odontologia.

Objetivos
Objetivou-se avaliar a viabilidade da utilização, enquanto recurso didático complementar, da série televisiva nacional “Unidade Básica” enquanto disparadora de discussões numa disciplina de saúde coletiva de um curso de Odontologia, a partir da aceitação dos graduandos participantes da experiência.

Metodologia
Foram utilizados os oito episódios da primeira temporada durante os encontros remotos preparatórios para as atividades práticas da disciplina “Estágio em Saúde Coletiva: APS” do curso de Odontologia. Semanalmente eram disponibilizados materiais de estudo prévios. Em um momento síncrono eram debatidas questões disparadoras elaboradas pelos docentes. Em seguida, eram exibidos e discutidos dois episódios. Ao final o grupo era convidado a registrar individualmente suas impressões em um portfólio.

Resultados
Temas como princípios do SUS, processo de trabalho, controle social, cuidado em saúde, modelos de atenção, entre outros foram abordados e discutidos durante as aulas, a partir do contexto e dos casos apresentadas nos episódios. Para avaliar a experiência, foi aplicado um questionário de opinião com 62 graduandos. Mais de 90% avaliou a proposta como positiva para o aprendizado dos temas de saúde coletiva e que o seriado motivou a conhecer e vivenciar a realidade dos serviços da atenção básica.

Análise Crítica
Na área da saúde, o uso de recursos audiovisuais como filmes como material de apoio para o aprendizado sempre foi muito difundido. Em se tratando de séries, o predomínio era de produções estrangeiras com o foco na assistência médica hospitalar. Na área da atenção primária não havia opções. A partir de 2017, com a criação de “Unidade Básica”, apresenta-se uma nova possibilidade de recurso pedagógico – inovador e nacional – para o ensino de conteúdos de saúde coletiva para os cursos de graduação.

Conclusões e/ou Recomendações
Com a experiência foi possível concluir que o seriado é um potente recurso audiovisual para ser utilizado em uma disciplina com o foco no aprendizado de conceitos sobre a Atenção Básica para graduandos. O método adotado, pela característica de ilustrar um cenário de prática a ser vivenciado pelos alunos, estimulou o interesse e a vontade de conhecer a realidade do serviço de saúde e comparar com o que foi observado na série assistida e analisada.