Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41130 - HABILIDADES DE COMUNICAÇÃO NO CUIDADO DE ENFERMAGEM NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
JULIANA CIPRIANO DE ARMA - UFPEL, MIRELLE SAES - UFPEL, LUIZ AUGUSTO FACCHINI - UFPEL


Período de Realização
Agosto de 2021 até maio de 2022

Objeto da experiência
Elaboração de um Guia de Habilidades de Comunicação no Cuidado de Enfermagem

Objetivos
Construir um Guia de habilidades de comunicação no cuidado de enfermagem para capacitação de enfermeiros da APS e disponibilizar o Guia para capacitação enfermeiros do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e da rede de APS da SMS de Florianópolis.



Metodologia
Trata-se do desenvolvimento de um Guia de habilidades de comunicação no cuidado de enfermagem. Para a elaboração do Guia, além dos dados da revisão integrativa, explorou-se a literatura cinzenta. Para qualificação deste material, convidou-se colegas da enfermagem com expertise no assunto, os quais desenvolvem atividades como facilitadores do Módulo de Comunicação Clínica da Residência Multiprofissional em Saúde da Família do município de Florianópolis, para a participação em três oficinas de trabalho.

Resultados
O Guia é composto por uma seção inicial sobre Comunicação em saúde e no âmbito do cuidado de enfermagem. A Consulta de Enfermagem é descrita de forma conceitual e, na sequência, são discutidas como as técnicas e habilidades de comunicação se inserem em cada etapa do processo de enfermagem. O Guia conta ainda com um capítulo sobre o trabalho em equipe que aborda a Comunicação na Consulta Compartilhada e outro que trata da Teleconsulta. Por fim, a última parte aborda a Comunicação de Notícia Difícil.

Análise Crítica
O Guia constitui um material teórico a ser utilizado como base nas oficinas de educação permanente em Habilidades de Comunicação. Também se apresenta como a concretização e integração da experiência da mestranda com os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e a necessidade do serviço. E, ao buscar o aprimoramento da ESF se consolida como uma devolutiva para o SUS e para o fortalecimento da enfermagem na APS.

Conclusões e/ou Recomendações
A produção deste Guia é um convite à reflexão sobre o exercício da enfermagem na APS, cuja lógica é o trabalho em equipe, tendo as habilidades de comunicação como fio condutor. Esse processo possibilitou imersão na temática no âmbito do cuidado da APS. Este aprofundamento teórico confirmou a relevância do tema na prática da enfermagem e a necessidade de espaços para aprimoramento profissional.