Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

41038 - CURSO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA COMO ALTERNATIVA PARA A QUALIFICAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE PARA A VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
CLARA CECÍLIA RIBEIRO DE SÁ - UFS, BEATRIZ GOUVEIA MOURA - UFS, WANESSA MONTEIRO PASSOS - UFS, SILVIA EUGÊNIA OLIVEIRA VALENÇA - UFS, RAÍSA CONCEIÇÃO FERREIRA - UFS, JUCELIR DOS SANTOS - UFS, ANA CAROLYNE LIMA LINO SANDES - UFS, ANDHRESSA FAGUNDES - UFS, SARA ARAÚJO DA SILVA - CGAN/MS, EDUARDO AUGUSTOS FERNANDES NILSON - CGAN/MS


Apresentação/Introdução
A Vigilância Alimentar e Nutricional (VAN), implementada na Atenção Primária à Saúde (APS), descreve e monitora as condições nutricionais da população. Para uma execução adequada é necessária a capacitação dos seus atores, os profissionais e gestores de saúde. Cursos de Educação a Distância (EAD) têm se destacado no processo de Educação Permanente em Saúde por ampliar o acesso à qualificação.

Objetivos
Conhecer a percepção de profissionais, gestores e especialistas sobre a modalidade de curso mais efetiva (curta duração, aperfeiçoamento ou especialização) para adesão e qualificação profissional em Vigilância Alimentar e Nutricional.


Metodologia
Estudo transversal, quantitativo realizado com 1.032 participantes, entre profissionais, gestores da APS e especialistas em VAN, selecionados por conveniência. A coleta de dados foi realizada entre junho e agosto de 2021, mediante aplicação de questionários on-line no Google Forms. A análise dos dados objetivos foi realizada por meio do programa Statistical Package for the Social Sciences, versão 20.0, e dos subjetivos a partir da análise de conteúdo do tipo temática de Bardin. O estudo obteve aprovação do comitê de ética em pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (Parecer nº 4.786.176) e todos os participantes assinaram o Termo de consentimento livre e esclarecido.


Resultados
A maioria dos participantes era do sexo feminino (90,6%) de todas as regiões do país, formadas em Nutrição (47,7%) e Enfermagem (35,2%). A principal indicação referente à formação foi o curso de curta duração (47,1%). Os gestores e especialistas justificaram a indicação por ampliar a possibilidade de participação, já que a rotina dos profissionais da APS é marcada por sobrecarga de trabalho. Ademais, 93,8% dos profissionais referiram que, na impossibilidade de realizar o curso completo, realizariam um módulo do curso de VAN na temática de interesse (como coleta de dados, antropometria ou análise de dados), e 77,2% destacaram que a certificação é um quesito importante para a adesão ao curso.


Conclusões/Considerações
Este estudo propõe a reflexão sobre a importância da qualificação profissional por meio da EAD e de conhecer a percepção dos atores envolvidos com a VAN sobre essa possibilidade. Assim, cria subsídio e oportuniza o desenvolvimento de um curso de qualificação nesta modalidade que seja adequado às expectativas e à realidade do público sujeito da ação, favorecendo a adesão dos atores da VAN para a formação e consequente aprimoramento da ação.