SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
41007 - IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL EM SAÚDE DO ADOLESCENTE (REMSA) NA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF) ICARAÍ EM DIVINÓPOLIS, MINAS GERAIS NATHÁLIA MAXIMIANO SOARES MACIEL - UFSJ, ALEXANDRE COUTINHO DE MELO - UFSJ, CAROLINE TELES VELERIANO - UFSJ, RÚBIA LIMA BRANDÃO - UFSJ, JOÃO PAULO SANTANA DA SILVA - UFSJ, DOUGLAS FRANCKLIN SANTOS CARVALHO - UFSJ, ELAINE CRISTINA DIAS FRANCO - UFSJ, HELLEN ARIANE RIBEIRO - SEMUSA
Período de Realização Implantação da REMSA na ESF ICARAÍ ocorreu em Março de 2022
Objeto da experiência Formação em Saúde Coletiva por meio da implantação do programa de residência multiprofissional na ESF ICARAÍ, no município de Divinópolis/MG.
Objetivos O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Adolescente foi implantado na ESF ICARAÍ com o objetivo de aprimorar e fortalecer a assistência à saúde dos adolescentes de 10 a 19 anos no território de abrangência dessa unidade.
Metodologia A Universidade Federal de São João del-Rei/Campus Centro Oeste em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Divinópolis criou, em 2014, a REMSA. Em março de 2022, a coordenação do programa implantou a REMSA na ESF ICARAÍ considerando as necessidades dos adolescentes, da família e da comunidade. O Programa é orientado pelos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde e abrange as categorias profissionais de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Serviço Social.
Resultados Atualmente, a REMSA assiste 61 adolescentes em atendimentos individuais e domiciliares. Cerca de 25 adolescentes participam das aulas de capoeira ministradas por um mestre e das "OFICINAS TEEN REMSA” realizadas na ESF para promoção da saúde. Ocorrem também ações nas escolas e visitas domiciliares realizadas em parceria com os demais profissionais de saúde. A equipe realiza matriciamento com outros dispositivos da rede a fim de garantir a longitudinalidade na assistência à saúde do adolescente.
Análise Crítica A adolescência é marcada por transformações biológicas, psíquicas e sociais. Garantir atendimento integral é de extrema importância para avaliar o desenvolvimento desses indivíduos. A implantação da equipe na ESF ICARAÍ contribui significativamente no cuidado aos adolescentes, uma vez que a adesão aos atendimentos tem sido satisfatória. Destaca-se ainda que a formação dos profissionais residentes na atenção à saúde do adolescente de maneira interdisciplinar também tem sido garantida.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que a implantação da REMSA na ESF foi de suma importância para a promoção da saúde na adolescência, considerando que a assistência deve também contemplar os aspectos sociais, ambientais e psicológicos do indivíduo. Ainda, compreende-se que o programa é uma oportunidade significativa de aprendizado e contato com os profissionais de diferentes áreas, efetuando o cuidado integral na prática profissional.
|