SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
40779 - A DISCIPLINA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES COMO COMPONENTE CURRICULAR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA EM ENFERMAGEM DE FAMÍLIA E COMUNIDADE LETÍCIA VIEIRA LOURENÇO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, JACQUELINE OLIVEIRA DE CARVALHO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, THAYNARA OLIVEIRA DE SOUZA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, JULIANA LOUREIRO DA SILVA QUEIROZ RODRIGUES - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, FERNANDA AFONSO - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, ANGELA FERNANDES LEAL DA SILVA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, ANA CECÍLIA DE OLIVEIRA VALDÉS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, ESMERALDA VASCONCELLOS CORRÊA - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, EDINEIA LAZZARI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO, HELENE FRANGAKIS DE AMORIM - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização Dezembro de 2021 a Fevereiro de 2022.
Objeto da experiência O processo de construção da disciplina de Práticas Integrativas e Complementares no Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade.
Objetivos Relatar a experiência de construção da disciplina de Práticas Integrativas e Complementares do Programa de Residência em Enfermagem de Família e Comunidade em parceria com a Gerência da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde.
Metodologia Relato de experiência acerca do processo de construção da disciplina de Pics para os residentes de primeiro ano. A construção da disciplina de 20 horas contou com a participação da equipe da Área Técnica de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Já os residentes de 2° ano passam pela disciplina eletiva com carga horária de 08 horas, que visa certificar habilitar em: automassagem, massagem da orelha e palmar e reflexologia podal.
Resultados A disciplina foi organizada em dois momentos distintos, de acordo com o conteúdo mínimo curricular do PREFC. No primeiro momento, a disciplina é obrigatória, desmembradas em 05 encontros organizados em sessões temáticas, com intuito de conciliar aspectos teóricos e práticos. Para aprovação na disciplina, o residente deverá atingir, minimamente, 85% de aproveitamento. No segundo momento visa a atividade prática de 08 horas. Em 2021 o PREFC e a SMS-RJ certificou e habilitou 29 residentes.
Análise Crítica A inserção da disciplina no conteúdo pedagógico do Programa de Residência visa além de oferecer um momento de autocuidado para os residentes, apresentar as Pics utilizadas no SUS, e oferecer arcabouço teórico e prático. O (o) enfermeira (o) de família e comunidade, como integrante da equipe multiprofissional, é um importante agente para a promoção destas práticas na comunidade, no território e nos serviços de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Incluir Pics no currículo da pós graduação possibilita fortalecer a adoção destas práticas pelo enfermeiro de família e comunidade, bem como a ampliação do seu escopo de atuação e com isso a complementaridade do seu cuidado. Apresenta as práticas contrapondo a medicina ocidental, favorece a escuta acolhedora, o desenvolvimento do vínculo terapêutico, e a desmedicalização, visando com isso a melhoria das práticas de cuidado no âmbito da APS.
|