Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40769 - PROCESSO DE ARTICULAÇÃO ENTRE A GESTÃO DO SERVIÇO E A UNIVERSIDADE EM TORNO DE PROJETO DE PESQUISA PARA EDUCAÇÃO PERMANENTE
MAYZA LEITE FELIX MACIEL - UFPB, NATASHA FELIPE DA SILVA - UFPB, JOSÉ ERIVONALDO FERREIRA PAIVA JÚNIOR - UFPB, MARIA GABRIELA ALVES DE BRITO - UFPB, BRUNO GONÇALVES CALAÇA - UFPB, MATEUS HENRIQUE DE OLIVEIRA VIEIRA - UFPB, GABRIEL VIEIRA NÓBREGA - UFPB, LETÍCIA MYLENA GUEDES SOUZA - UFPB, ROBSON DA FONSECA NEVES - UFPB


Apresentação/Introdução
A prestação de cuidado à Pessoa com Deficiência (PcD) deve ser pautada numa avaliação ampla para que se consiga acionar o tão almejado cuidado integral numa perspectiva biopsicossocial. Este é um dos desafios que se colocam para os serviços e para a academia. Nessa lógica, a Educação Permanente (EP) tem sido uma aliada, portanto, é preciso compreender melhor como seus processos se estabelecem.

Objetivos
Compreender, na perspectiva dos gestores, os obstáculos e facilitadores no processo de articulação entre universidade e serviço em torno de um projeto de pesquisa sobre EP com foco na abordagem da PcD no Centro Especializado de Reabilitação (CER).

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada nos 4 meses iniciais de 2022 por meio da realização de entrevistas semiestruturadas e em profundidade com trabalhadores do nível gerencial do CER e que tiveram participação ativa no processo de articulação com a Universidade Federal da Paraíba, proponente do projeto de pesquisa. As entrevistas seguiram um roteiro que buscou investigar obstáculos e facilitadores na articulação em torno do projeto de pesquisa. Os informantes chaves precisavam pertencer ao nível gerencial do CER e ter mais de um ano na função. O material produzido foi analisado com base na Análise de Conteúdo temática proposta por Bardin.

Resultados
Quatro gestores participaram deste estudo (3 mulheres e 1 homem). Os gestoras responsáveis pelo processo tinham preocupações e expectativas para a implementação deste novo modelo. Alguns fatores que criaram uma certa aflição nos gestores foram: tempo comprometido dos trabalhadores devido alta demanda no serviço e receio de não adesão por parte de profissionais. Entretanto, alguns facilitadores relatados foram o comprometimento do responsável com adequação do projeto de acordo com as necessidades do local para que houvesse um consenso entre universidade e CER e o fato de que o projeto seria participativo e que continha uma caráter de cooperação, autonomia e transferência de tecnologia.

Conclusões/Considerações
Na perspectiva dos gestores do CER, os obstáculos seriam mais ligados a: processo de trabalho, rotina de profissionais e fatores que poderiam dificultar o processo. Apontaram como facilitador a flexibilização do proponente com a execução do projeto, entendendo que o tempo de pesquisa não é o mesmo do serviço e que ambos precisariam ceder em algo para que ganhos maiores como autonomia, cooperação e transferência de tecnologia pudessem acontecer.