SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
40702 - ATIVIDADE FÍSICA NA GESTAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UM GRUPO DE GESTANTES ANA LUÍSA KUEHN DE SOUZA - IESC/UFRJ, ANTONIA ROSEANNE DO NASCIMENTO SOARES - ENSP/FIOCRUZ
Período de Realização Atividade realizada em 13 de Agosto de 2021 em um grupo de gestantes.
Objeto da experiência Encontro semanal de um grupo de gestantes na Estratégia de Saúde da Família no Rio de Janeiro/RJ com a temática: “Atividade Física para gestantes”.
Objetivos Promover educação em saúde abordando a prática de atividade física durante a gestação; Conhecer as experiências relacionadas à prática de atividade física pelas gestantes; Potencializar vínculo entre gestantes e profissionais de saúde.
Metodologia O grupo de gestantes era conduzido por residentes multiprofissionais em Saúde da Família e acontecia no território de atuação da equipe. A prática de atividade física na gestação havia sido referida como pauta entre residentes e gestantes, devido a queixas de dor lombar, edemas nos membros inferiores e sintomas emocionais das participantes. No momento da ação, foi desenvolvida uma dinâmica com dança e alongamento. Em seguida, foi realizada uma roda de conversa e distribuído folder educativo.
Resultados Seis gestantes estavam presentes. Cada gestante relatou sobre a sua percepção e relação com a atividade física. De modo geral, as gestantes realizavam a prática apenas no seu deslocamento, por meio da caminhada. A partir disso, foi feita uma discussão com as gestantes sobre o porquê fazer atividade física na gestação, tempo e intensidade recomendados para a prática, como reduzir o comportamento sedentário e contraindicações para a sua realização durante o período gestacional.
Análise Crítica A ação efetuada proporcionou integração entre o grupo, pois todas compartilharam suas vivências com a atividade física. Conforme as reflexões geradas, foi possível perceber a vinculação da atividade física como ferramenta para diminuição de dores e outras queixas. Entretanto, foi apresentado receio que a prática possa prejudicar o bebê. O grupo se mostrou importante para expandir a visão das participantes sobre a temática, discutindo benefícios e estigmas sobre a atividade física na gestação.
Conclusões e/ou Recomendações Logo, o grupo foi um potente espaço para abordar a temática da atividade física na gestação, oportunizando a utilização da educação em saúde de forma dialogada e horizontal. Além de possibilitar apoio mútuo para a prática de atividade física e importantes trocas entre profissionais e participantes. Conhecer a percepção das usuárias tornou-se relevante para o trabalho com a atividade física, ampliando o cuidado realizado no pré-natal.
|