Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40682 - TERRITORIALIZAÇÃO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA PARA GRADUAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE SAÚDE COLETIVA
ROSIANE PINHEIRO RODRIGUES - UFPA, ALDER MOURÃO DE SOUSA - UEPA, THAYSE MORAES DE MORAES - UEPA, MAIZA SILVA DE SOUSA - UEPA, CLEBIS DOMINGOS DOS SANTOS SOMBRA - ESMAC


Período de Realização
Realizada no primeiro semestre dos anos de 2020 e 2021, com graduandos em Saúde Coletiva da UEPA.

Objeto da experiência
Realização de territorialização com discentes da disciplina de Políticas Públicas de Saúde, nos primeiro e terceiro semestres do curso.

Objetivos
Refletir sobre a territorialização dos discentes a partir da observação realizadas nos territórios em que vivem, reconhecendo os determinantes sociais da saúde (DSS) que afetam esse espaço vivo em tempos de pandemia de Covid-19.

Metodologia
Realizou-se a territorialização de uma microárea empírica. No primeiro momento, definiu-se o espaço geográfico, com limites de ruas, utilizando mapas da web e plotagem da microárea. No segundo, realizou-se observação a partir de roteiro; caracterizou-se as moradias, registrou-se a distância até a unidade de saúde, recursos comunitários, acúmulo de lixo, água parada, esgoto a céu aberto etc. E finalmente, construiu-se o portfólio a partir dos DSS existentes em cada território.

Resultados
Do total 34 discentes, sendo 17 do primeiro e 17 do terceiro semestre, 95% conseguiram construir o mapeamento de onde residem com a perspectiva de uma microárea empírica, definindo os limites desta e observando de forma minuciosa todos os aspectos presentes no roteiro de observação proposto pela docente. Nesse, sentido o portfólio foi complementar às apreensões subjetivas que entrelaçam os determinantes sociais de saúde.

Análise Crítica
O reconhecimento dos discentes e futuros sanitaristas quanto à dinâmica viva do processo saúde-doença-cuidado no território onde vivem, em tempos de pandemia, favorece o estabelecimento de vínculos e a compreensão da práxis que entrelaçam o território vivo e os DSS. Assim como as necessidades de saúde dessas comunidades para pensar o planejamento e implementação de ações pautadas na problematização desse território vivo.

Conclusões e/ou Recomendações
A territorialização é uma ferramenta relevante para compreensão e interpretação do território, enquanto espaço de saúde e cuidado. Permite aos discentes o desenvolvimento de habilidades partindo da sua realidade e posteriormente aplicando em outros territórios. Propõe caminhos para a organização dos processos de trabalho das equipes de Saúde da Família, e principalmente, contribui para o planejamento de ações nos serviços de saúde no território.