SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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40681 - UMA ESTRATÉGIA DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO NAS INSTITUIÇÕES DO SUS: O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM AVALIAÇÃO EM SAÚDE DOLORES MARIA FRANCO DE ABREU - ENSP/FIOCRUZ, GISELA CORDEIRO PEREIRA CARDOSO - ENSP/FIOCRUZ, BEATRIZ DA COSTA SOARES - ENSP/FIOCRUZ
Período de Realização Realizado de 18 de fevereiro 2019 à 14 de agosto de 2020.
Objeto da experiência Curso de Especialização em Avaliação em Saúde, modalidade EAD, em sua 4ª oferta, voltado para trabalhadores do SUS do Distrito Federal.
Objetivos Formar especialistas em avaliação em saúde e institucionalizar os processos avaliativos nos diferentes níveis de atuação das intervenções de saúde no Sistema Único de Saúde (SUS).
Metodologia Curso na modalidade a distância, nível de especialização, com sete unidades de aprendizagem e cada unidade em módulos. A carga horária total do curso foi de 420 horas, com duração de 14 meses. Composto por três momentos presenciais a serem realizados na Gereb Fiocruz/ Brasília. Como abordagem pedagógica foi utilizada a pedagogia da problematização, propiciando a reflexão crítica e a aplicação da teoria na prática cotidiana do aluno, tomando por base seus conhecimentos prévios e experiências.
Resultados O curso foi iniciado com 95 trabalhadores da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Ao final, foram formados 62 alunos em avaliação em saúde, representando 65,3% dos que iniciaram no curso. Dos 62 formados, 81% são do sexo feminino e 50% deles concentram-se na faixa etária de 30 a 39 anos. São de diferentes formações, sendo grande parte enfermeiros (26%) e administradores (19%). Quanto à função na SES/DF, 29% atuam na assistência e 29% exercem cargos de chefia.
Análise Crítica Desde a primeira oferta, o curso vem qualificando em Monitoramento e Avaliação (M&A), trabalhadores e gestores do SUS com diferentes perfis e inserções institucionais. Na sua quarta oferta, o curso se consolida como uma iniciativa potente para a institucionalização do M&A, tendo na modalidade a distância um facilitador para a qualificação de diferentes profissionais do SUS e para a ampliação dos processos de tradução do conhecimento.
Conclusões e/ou Recomendações A formação de trabalhadores do SUS para atuarem como avaliadores exige uma reflexão contínua sobre o processo ensino-aprendizagem, buscando práticas pedagógicas inovadoras e que aproximem o conhecimento técnico-científico às vivências dos sujeitos no cotidiano do trabalho, mobilizando-o para a sua transformação.
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