SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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40500 - A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE COMO FERRAMENTA DE ATIVAÇÃO DE COLETIVOS: A EXPERIÊNCIA DO APOIO REGIONAL DA SES/RJ ADRIANA MAIAROTTI JUSTO - SES-RJ, CARINA PACHECO TEIXEIRA - SES-RJ, REGINA CANEDO DE SOUZA - SES-RJ, SARA FERREIRA DE ALMEIDA GONÇALVES - SES-RJ, SALETE CRISTINA ANDRADE TORRES - SES-RJ, THATIANA VIEIRA MATTOS - SES-RJ
Período de Realização O Apoio as 9 regiões do ERJ é um ato contínuo, mas a experiência relatada é do anos de 2021.
Objeto da experiência O objeto do Apoio é o fortalecimento da Educação Permanente e o mapeamento das necessidades regionais, visando o Plano Estadual de Educação.
Objetivos Construir efetivo vínculo entre os envolvidos por meio do estreitamento de relações técnicas e afetivas; mapear as necessidades de saúde regionais, visado apoiar a elaboração do Plano de Ação Anual de Educação das regiões.
Metodologia Foram realizadas com as 9 regiões do ERJ, junto aos coordenadores das CIES regionais, profissionais de educação, COSEMS e áreas da SES-RJ, oficinas de mapeamento de suas principais potencialidades e desafios. Nestas oficinas foi utilizada a ferramenta ‘Padlet’ que permitiu o desenho das principais necessidade regionais. Com base no produto desses encontros, novas oficinas foram realizadas visando elaborar o Plano de Ação Anual de Educação, a partir das reais necessidades de saúde regionais.
Resultados A conjunção de todas essas ações culminou no Plano Estadual de Educação Permanente em Saúde 2022, instrumento que reflete o planejamento das ações das áreas técnicas e unidades de saúde da SES e das 9 (nove) regiões de saúde do estado para o ano de 2022. Destaca também, a relevância e o trabalho das áreas envolvidas com a educação em saúde e permite a transparência e controle social pela sua articulação com a CIES RJ e a divulgação e pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).
Análise Crítica O mapeamento das potencialidades e desafios regionais permitiu ampliar o conhecimento dos técnicos que atuam nas CIES regionais e nas áreas de educação municipais sobre as principais necessidades de saúde dos territórios, favorecendo a elaboração de um Plano de Ação Regional de Educação alinhado às reais demandas, assim como promoveu fortalecimento do vínculo entre os participantes das oficinas, estimulou a socialização das informações e a troca de experiências em um movimento de celebração e aprendizado.
Conclusões e/ou Recomendações A compreensão do território em que atuam permitiu aos profissionais do campo da educação em saúde das regiões e dos municípios do ERJ maior visibilidade e consistência na elaboração do Plano de Ação Regional de Educação. Nessa direção, as ações planejadas foram alinhadas às reais necessidades de saúde e vem contribuindo para a qualificação do cuidado aos usuários do SUS estadual.
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