Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40464 - TUTORIA DO PROGRAMA TRILHAS OPSAN/UNB: APOIO AO DESENVOLVIMENTO DE LIDERANÇAS PARA A POLÍTICA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO E NUTRIÇÃO – PNAN
DEBORA SANTA MONICA SANTOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE SALVADOR, DILLIAN ADELAIDE CESAR DA SILVA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DO DISTRITO FEDERAL


Período de Realização
O programa de formação Trilhas foi realizado a distância, entre outubro de 2021 e abril de 2022.

Objeto da experiência
Apoiar a formação de lideranças para implementar a Política Nacional de Alimentação e Nutrição e fomentar relação entre Gestão e Conselhos de saúde.

Objetivos
Acompanhar o processo ensino-aprendizagem e a elaboração de planos de ação pelas duplas de cursistas de cada localidade, visando estimular a prática de temas do percurso, mediar encontros de tutoria coletiva e estimular discussões a partir de desafios presentes nos cenários técnico e político atuais.

Metodologia
O programa foi desenvolvido em oito módulos com dois percursos: Trilha liderança, destinada a profissionais que atuam na gestão da Política de Alimentação e Nutrição e representantes de Conselhos de Saúde locais, mediante atividades síncronas, assíncronas e de tutoria. Compôs estudos sobre autoconhecimento, desenvolvimento de habilidades pessoais e trabalho em equipe, considerando desafios do contexto local. A trilha aberta, complementar à primeira, foi de acesso livre, mediante inscrição.

Resultados
Concebido pelo Observatório de Políticas de Segurança Alimentar e Nutrição da Universidade de Brasília em parceria com OPAS e Ministério da Saúde, o programa possibilitou incorporar competências essenciais às lideranças na agenda da alimentação e nutrição. As duplas de cursistas (no total de 08) acompanhadas no percurso pela dupla de Tutoras, desenvolveram diferentes planos de ação, factíveis de implementação na esfera municipal, estadual e federal, visando o fortalecimento dessa agenda no SUS.

Análise Crítica
A proposta metodológica é considerada inovadora na área, por concatenar gestores que respondem pelas ações de alimentação e nutrição e conselho local de saúde, visando enfrentar desafios que envolvem essa agenda. A tutoria teve como desafios a harmonização de expectativas pelo pareamento de duplas formadas por gestor e conselheiro e o estímulo à participação ativa dos cursistas na modalidade à distância. Destaca-se a oportunidade de aprendizado também pelas tutoras ao longo do programa Trilhas.

Conclusões e/ou Recomendações
É importante ressaltar a presença de recursos públicos na realização do programa, com fins de valorizar a oportunidade pelos cursistas e na perspectiva de dar seguimento e replicar a experiência. Bem avaliado pelos participantes, essa edição apontou a necessidade de ampliar para além de aspectos técnicos os cursos da área. As atividades de tutoria foram fundamentais, aproximando teoria e prática e fomentando visão crítica entre os participantes.