Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40453 - AUMENTANDO A CAPACIDADE DE CRIAÇÃO DE VIDEOAULAS EM UMA FACULDADE PÚBLICA DE MEDICINA
RAPHAEL AUGUSTO TEIXEIRA DE AGUIAR - UFMG, ALISSON DONIZETI BERNARDO - UFMG, DANNIEL RODRIGO LEONARDO - UFMG, PEDRO EMANUEL DE PAULA CARVALHO - UFMG


Período de Realização
Entre março e setembro de 2021

Objeto da experiência
Desenvolvimento da capacidade de docentes de uma faculdade de medicina para produção individual de videoaulas

Objetivos
Promover a qualidade, o aumento de produção e a inovação do processo de produção de videoaulas por parte do corpo docente da Faculdade de Medicina da UFMG para adaptação ao ensino remoto devido à pandemia de covid-19, bem como aprimoramento do ensino como um todo

Metodologia
Foram selecionados 03 (três) bolsistas com experiência prévia em produção de vídeos e áudio. 25 (Vinte e cinco) vídeos foram produzidos sobre roteiro, edição de vídeo e edição de áudio. Uma oficina denominada “Videoaulas: aprendendo o básico” foi concebida e preparada para os docentes interessados, que se inscreveram. Ela foi realizada em 03 encontros síncronos via Microsoft Teams entre os dias 5 e 7 de julho de 2021, com o objetivo de transmitir conhecimentos iniciais

Resultados
53 docentes se inscreveram nas oficinas. Destes, 38 compareceram no 1º dia, 27 participaram do 2º dia de oficina e, ao 3º dia, participaram 26 docentes. Desde o início da confecção de aulas assíncronas, o canal do Youtube do PDEG recebeu um total de 401 visualizações referentes aos vídeos complementares gravados (25 ao todo), somando 15,75 horas de conteúdo consumido por participantes e outros espectadores em geral, uma vez que o canal do programa é aberto

Análise Crítica
Embora um número relativamente alto de docentes tenha se inscrito nas oficinas (53), em termos relativos esse número corresponde a 14,4% dos docentes da Faculdade de Medicina. Se considerarmos o número de docentes que permaneceram até a última oficina, esse número cai para 7%. Ainda que os vídeos das oficinas possam ser assistidos a qualquer momento, são necessárias ações institucionais para divulgá-los, bem como promover o uso desse recurso educacional entre os demais docentes

Conclusões e/ou Recomendações
Esse projeto de ensino visou ao aumento da capacidade de produção de videoaulas por parte de docentes de uma faculdade pública. Embora o uso desse recurso tenha se ampliado na instituição durante a pandemia, ainda há dificuldades em tornar maciço o seu emprego. Videoaulas podem contribuir para o uso de métodos ativos, como a sala de aula invertida, bem como aumentar o acesso a recursos educacionais e a autonomia na gestão do tempo pelo estudante