Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40424 - PRECEPTORIA NO SETOR DA VIGILÂNCIA EM SAÚDE: VIVÊNCIAS NA ÓTICA DA INTEGRALIDADE
CAROLINE DE MORAES PEREIRA MORGADO - SMS, TAISE SILVA DE MORAES - UNIVASF


Período de Realização
O presente resumo relata experiencias vivenciadas no período de 01 de outubro de 2021 à 30 de abril de 2022.

Objeto da experiência
Trata-se de uma experiência como preceptora de acadêmicos do curso de enfermagem na disciplina de saúde pública.

Objetivos
Essa experiência teve como objetivo central apresentar a vigilância em saúde como um setor integrado e atuante na Rede de Atenção à Saúde (RAS).



Metodologia
Um relato de experiência vivenciado durante atividades desenvolvidas no campo de estágio no setor da vigilância em saúde no município de Juazeiro – BA. As práticas foram desenvolvidas através de rodízios dos discentes do 10º período de enfermagem uma instituição privada. Acontecia a cada trimestre a rotatividade dos grupos, no total seis com duração de quinze dias. Durante as práticas as turmas foram apresentadas aos diversos setores da vigilância bem como a participação de ações intersetoriais.

Resultados
Durante a apresentação dos departamentos buscaram-se pontuar a relação de cada setor com a rede de saúde e sua importância. Os setores da vigilância epidemiológica e rede de frio foram os mais explorados, devido a dimensão de atividades no setor saúde. Os acadêmicos vivenciaram o processo de trabalho de profissionais responsáveis por agravos de doenças negligenciadas e IST, além da operacionalização das vacinas.



Análise Crítica
Ao término da prática, é desenvolvido o senso crítico como método avaliativo sobre os pontos de melhorias do estágio, a fim de aperfeiçoar os processos e atividades desenvolvidas no campo prático. Os estudantes relatam a vivência de forma positiva pelo dinamismo e integração entre os setores e a atenção primária. Essa estratégia possibilita que o discente vivencie desde a gestão na ótica da saúde pública a ações assistenciais desenvolvidas por profissionais de enfermagem na vigilância.

Conclusões e/ou Recomendações
Com isso, conclui-se que existe um dinamismo enquanto campo de estágio, favorecendo uma amplitude de ações a serem vivenciados pelos acadêmicos, de modo a contribuir com a sua formação e apresentar o serviço de forma integrada aos outros setores. Bem como trazer a importância da comunicação intersetorial como estratégia de trabalho eficiente.