Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40410 - CURSO DE FORMAÇÃO DE GESTOR MUNICIPAL DO SUS – APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL - “SER GESTOR SUS”: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA CURADORIA DE CONTEÚDO (CC)
ROGÉRIO PINHEIRO NUNES - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA – FACULDADE SUPREMA, CÉLIA REGINA MACHADO SALDANHA - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA – FACULDADE SUPREMA, RODRIGO COELHO DE ALMEIDA - FACULDADE DE CIÊNCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE DE JUIZ DE FORA – FACULDADE SUPREMA, NILO BRETAS JÚNIOR - CONSELHO NACIONAL DE SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE - CONASEMS


Período de Realização
O curso Ser Gestor SUS se deu na modalidade Ensino à distância (EAD) de julho de 2021 a maio de 2022.

Objeto da experiência
A contribuição de uma Curadoria de Conteúdo (CC) em um curso de capacitação e educação permanente e continuada de pessoal no SUS.

Objetivos
Analisar a contribuição da CC nas discussões do conteúdo do curso Ser Gestor SUS, desde sua construção a liberação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA); e elaborar uma visão crítica sobre o conteúdo analisado pela CC quanto à proposta de qualificação profissional em gestão do SUS.

Metodologia
Analisaram-se registros da CC em memórias de reuniões, serviço de armazenamento de dados em nuvem Google Drive e no grupo de mensagens do aplicativo WhatsApp. Foram categorizadas variáveis que representassem o momento de participação da CC no processo de trabalho: elaboração do conteúdo; discussão com os conteudistas; e análise/críticas/sugestões ao produto em elaboração. Para subjetivar sua qualidade, considerou-se a coerência entre ementa de aula e conteúdo do produto disponibilizado no AVA.

Resultados
A CC compôs-se de representantes das três instituições envolvidas na condução do curso_ Ministério da Saúde, Conasems e Faculdade Suprema. O desenvolvimento do trabalho da CC se deu no interior de seu espaço de discussão, em especial as reuniões semanais. A CC não participou da elaboração dos conteúdos, mas sua contribuição nas sugestões e críticas foi expressiva na análise do material já elaborado em sua primeira versão, com interações pontuais com os conteudistas.

Análise Crítica
A participação mais ativa da CC quando do material já elaborado, para críticas e sugestões, foi um fator facilitador ao processo de trabalho, visto que nas etapas prévias houve uma coordenação técnica e pedagógica. Importante também foi sua composição por profissionais de diferentes experiências política, técnica e acadêmica no campo da Saúde Coletiva e organizacional do SUS, o que favoreceu o diálogo qualificado. Ao final, a CC foi uma instância de alinhamento para as tomadas de decisões.

Conclusões e/ou Recomendações
O Ser Gestor SUS foi produzido pelo Conasems sob coordenação pedagógica da Faculdade Suprema e recursos do Fundo Nacional de Saúde. Explorando a vivência da gestão municipal e seus aspectos político, ético, técnico e administrativo, cumpriu com o objetivo de capacitar com qualidade mais de 13 mil técnicos e gestores municipais. Intrínseca a este processo, a CC foi uma importante instância de discussão do conteúdo na qualificação do produto.