Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40375 - FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO PARA A INCLUSÃO PELO TRABALHO: ESTRATÉGIAS E POTENCIALIDADES DE UMA REDE DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E SAÚDE MENTAL
NATHALIA DA ROSA KAUER - UFPR, LUÍS FELIPE FERRO - UFPR


Apresentação/Introdução
A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) redirecionou a assistência em Saúde Mental no país a partir de propostas de cuidado comunitário e inclusão social, tendo como um de seus objetivos a promoção da reabilitação de pessoas em sofrimento mental por meio do acesso ao trabalho. Nesta toada, a Economia Solidária se apresenta como estratégia importante para inclusão pelo trabalho e geração de renda.

Objetivos
Este artigo tem como objetivo analisar potencialidades, barreiras e estratégias utilizadas pela rede LIBERSOL para mobilizar uma oficina de geração de renda e trabalho em um Centro de Atenção Psicossocial (CAPS)

Metodologia
Trata-se de uma pesquisa-ação de abordagem qualitativa. Os dados foram obtidos por meio da anotação sistemática, em diário de campo, de vivências, percepções, ações articuladas pela rede, assim como suas repercussões no período de abril a dezembro de 2021. Os dados foram analisados por meio da matriz proporcionada pela análise hermenêutico-dialético

Resultados
A LIBERSOL desenvolve ações a partir de diferentes frentes de trabalho: Apoio à empreendimentos solidários; Construção de conhecimento; e Incidência Política. Neste trabalho, foi identificado como os principais desafios enfrentados por membros da LIBERSOL, na consolidação do grupo de geração de renda, a falta de capacitação e engajamento da equipe na proposta. Portanto, foi desenvolvido como estratégia para superar as adversidades ações de educação permanente para sensibilização e formação da equipe a partir de grupo de estudos e outras atividades formativas. A capacitação dos profissionais foi desenvolvida em diferentes formatos, a partir da proposta da Educação Permanente

Conclusões/Considerações
A aprendizagem reflexiva e a problematização da realidade são formas de construir conhecimento, transformam processos de trabalho em perspectiva interdisciplinar e de experimentação. Essas ações abriram caminho para a entrada de iniciativas da Economia Solidária como proposta de cuidado comunitário e inclusão social no CAPS estudado.