Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40357 - UMA CAPACITAÇÃO INTERDISCIPLINAR EM SAÚDE URBANA, MULTIPROFISSIONAL E TERRITORIAL.
JORGE AZEVEDO DE CASTRO - DSSA, ENSP, FIOCRUZ, MARCELO BESSA DE FREITAS - DSSA, ENSP, FIOCRUZ, MARCELO GUIMARAES ARAÚJO - DSSA, ENSP, FIOCRUZ, CLEMENTINA DOS SANTOS FELTMANN - DSSA, ENSP, FIOCRUZ, MARCOS DENICIO DA SILVA DE SOUZA; - DSSA, ENSP, FIOCRUZ, VINICIUS SANTOS SOARES - DSSA,ENSP, FIOCRUZ, MARIA LÚCIA FREITAS DOS SANTOS - EEAN, UFRJ


Período de Realização
A última turma do CEGEUS foi de março 2020 a março de 2022. A turma anterior foi de 2017 a 2018.

Objeto da experiência
As cidades sempre foram palco das epidemias , que tem como componentes os sistemas de fluxos urbanos, e as escalas espaciais e temporais.

Objetivos

Lidar com a saúde pública nas grandes cidades é tarefa complexa, exige uma estrutura de cooperação multidisciplinar e multisetorial entre disciplinas e profissionais necessários. Determinantes da saúde pública urbana se relacionam com determinantes do ambiente, com o planejamento e o gerenciamento.


Metodologia
Como abordagem pedagógica adotamos as metodologias ativas, fundamentais para a construção do conhecimento do coletivo sobre o urbano, atuando com a capacidade dos alunos de articular e mobilizar conhecimentos diversos numa perspectiva multiprofissional. Ao trabalhar com a integração de atributos cognitivos, psicomotores e afetivos, a equipe de professores procura introduzir práticas reconhecidas nos cotidianos multiprofissionais.

Resultados
Adotado o conceito ampliado de saúde e o ensino baseado em problemas como referências da produção de textos didáticos pelos alunos e para os alunos, encontramos nas duas turmas nos períodos de 2017-2018 e 2020-2021, uma produção diversificada em torno de alguns temas comuns aos dois grupos. Os resultados podem assim ser divididos nas seguintes áreas temáticas: Serviços de Saúde; Infraestrutura Urbana e Saneamento: Agroecologia Urbana e Segurança Alimentar; Violência Urbana e Gênero.

Análise Crítica

O TCC do curso foi proposto como um projeto sobre um cenário estudado. Esse projeto é entendido como um conjunto planejado de atividades inter-relacionadas, concebidas para alcançar objetivos específicos, em um período estipulado. O projeto de pesquisa da realidade para transformá-la, a partir dos conhecimentos adquiridos ou produzidos. Em geral são relacionados ao desenvolvimento de novos modelos tecnológicos de atenção à saúde, com base na promoção da saúde e desenvolvimento social.


Conclusões e/ou Recomendações
As capacitações apresentaram resultados exitosos, mesmo diante de quadro adverso como foi o período de 2020 – 2021. Uma proposta de ensino baseado em problemas vai facilmente refletir as mudanças no contexto político, social, territorial em seus resultados, mas as Unidades Didáticas também podem evoluir na medida da experiência do quadro docente com o grupo discente multiprofissional, em ofertas de novos conteúdos, apropriados a esse contexto.