SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
40328 - PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DOCENTE EM SAÚDE COLETIVA (PDESC): (RE)INVENTANDO O FAZER DOCENTE NA PANDEMIA DE COVID-19 RAPHAEL AUGUSTO TEIXEIRA DE AGUIAR - UFMG, ADALGISA PEIXOTO RIBEIRO - UFMG
Período de Realização Entre 24 de junho de 2020 e 18 de fevereiro de 2021
Objeto da experiência Docentes dos departamentos vinculados à saúde coletiva nos cursos de graduação de saúde da Universidade Federal de Minas Gerais.
Objetivos Capacitar docentes atuantes em disciplinas da área da saúde da UFMG para o Ensino Remoto Emergencial.
Metodologia O PDeSC realizou oficinas virtuais, pela plataforma Microsoft Teams, abertas a docentes da área da saúde, com duração média de 02 horas e foram divulgadas pelas mídias sociais da comunidade acadêmica. Os temas partiram das demandas dos docentes considerando o contexto de suspensão das atividades presenciais e necessidade de implantação do Ensino Remoto Emergencial (ERE). As certificações foram emitidas pelo Núcleo de Educação em Saúde da Faculdade de Medicina da UFMG
Resultados Foram realizadas 7 oficinas, com participação de 667 docentes da UFMG (média de docentes por oficina foi 95). Os temas abordados foram: elaboração de roteiro e produção simplificada de videoaulas, estratégias para adaptação de conteúdo da saúde coletiva ao ERE, usos do Microsoft Teams, estratégias e recursos técnicos para metodologias ativas no ensino, avaliação discente e saúde do docente no ERE
Análise Crítica Toda a iniciativa foi concebida e planejada por docentes do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG, sem apoio externo. Embora algumas iniciativas pontuais de capacitação docente sejam realizadas pela Universidade, o contexto da pandemia de Covid-19 impôs necessidades específicas, especialmente para o ensino da saúde coletiva. Uma delas foi "desmistificar" o uso de programas de videoconferência, ambientes de aprendizagem e ensino mediado por tecnologias
Conclusões e/ou Recomendações As ações do PDeSC realizadas no contexto emergencial da pandemia de covid-19 contaram com temas diversificados e um público acumulado significativo. Entretanto, o período pós-pandêmico nos conduziu a um mundo mais híbrido, e esforços constantes precisam ser tomados para garantir o bom uso da tecnologia em educação. O programa deve continuar suas atividades promovendo discussões mais amplas e contemporâneas sobre saúde coletiva
|