Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40262 - PROJETO MULTIPLICASSAN - VIVENCIANDO A EDUCAÇÃO POPULAR EM PROCESSOS DE FORMAÇÃO INTERNA
BRUNA DOS SANTOS NUNES - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, PRISCILA OLIN SILVA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, ANA BEATRIZ DE JESUS REIS E SILVA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, NAYARA CORTES ROCHA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, BEATRIZ OLIVEIRA BLACKMAN MACHADO - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA, ANELISE RIZZOLO DE OLIVEIRA - UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA


Período de Realização
Os processos de formação ocorreram entre os meses de setembro e novembro de 2019.

Objeto da experiência
Processos formativos em temas específicos, realizados no âmbito do Projeto de Extensão MultiplicaSSAN - Promovendo cultura de direitos.

Objetivos
O objetivo deste relato consiste em compartilhar o planejamento, a realização e a avaliação dos processos de formação interna da equipe do Projeto de Extensão MultiplicaSSAN.

Metodologia
Considerando que a equipe do MultiplicaSSAN possui uma dinâmica interna de formação em temas chave para a atuação no projeto, no segundo semestre de 2019 foram escolhidos os seguintes temas como prioritários para aprofundamento e formação: DHAAS, Sistema Alimentar, Educação Popular e Soberania Alimentar. Para os processos de formação, uma parte da equipe definiu e sugeriu materiais para leitura e conduziu quatro rodadas de discussão coletiva.

Resultados
Em cada encontro, houve um momento inicial de compartilhamento de ideias e, em seguida, uma discussão sobre os materiais “Rumo à Realização Plena do Direito Humano à Alimentação e à Nutrição Adequadas”; “Voluntary Guidelines on Food Systems and Nutrition - Zero Draft”; “Comunicação ou Extensão?” e “Uma discussão sobre a contribuição das mulheres na disputa por soberania alimentar” conduzida pelas responsáveis que facilitaram o processo de ensino-aprendizagem.

Análise Crítica
Nos encontros realizados, buscou-se pensar concretamente em como as questões levantadas nas discussões dos textos poderiam agregar, modificar e qualificar as propostas de atividades do projeto, especialmente a atuação em cursos ofertados junto à comunidade. Assim, além de atender às demandas da equipe, o processo de formação transpôs esse limite, qualificando a atuação das integrantes em outros espaços e contextos, dentro e fora do exercício profissional.

Conclusões e/ou Recomendações
A equipe como um todo avaliou os momentos de formação como fundamentais e enriquecedores para os processos pedagógicos e de trabalho interno, bem como nas atividades com a comunidade, possibilitando o exercício dos pressupostos da Educação Popular.