Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40128 - RACIONALIDADES MÉDICAS: AVALIAÇÃO DE COMPONENTE OPTATIVO NA FORMAÇÃO MÉDICA
MARIA ENEIDA DE ALMEIDA - UFFS, PAULO ROBERTO BARBATO - UFFS, MARILENE CABRAL DO NASCIMENTO - UFF


Apresentação/Introdução
A crise do paradigma biomédico tem promovido transformações nos sistemas de saúde de muitos países. No Brasil, a oferta de novos recursos terapêuticos no SUS expôs um desafio na formação médica. A hipótese é que a inserção de conteúdo sócio-histórico-epistemológico das Racionalidades Médicas no período formativo introduz saberes e práticas que sensibilizam futuros profissionais.

Objetivos
Avaliar o interesse dos acadêmicos de medicina de uma universidade federal quanto à inserção de outros paradigmas relacionados à Racionalidades Médicas e recursos terapêuticos no currículo convencional biomédico.

Metodologia
Trata-se de estudo de abordagem mista. Para a abordagem qualitativa foram aplicadas perguntas abertas no primeiro e no último dia de aula. Os dados foram digitalizados e codificados para extração de categorias de análise. A análise temática relaciona a noção de um tema a uma afirmação, resultando em representações através de palavras ou frases. A análise quantitativa foi feita por meio de informações coletadas em questionário fechado, aplicado no último dia de aula. Os dados foram apresentados de forma descritiva caracterizada por frequência absoluta e relativa e medidas de tendência central e dispersão, compondo um delineamento de estudo transversal.

Resultados
Considerando as questões apresentadas aos estudantes no início e ao final da oferta do componente, as expectativas foram superadas, sendo muito bem avaliado ao término. Os participantes do estudo demonstraram interesse em novos conhecimentos no período formativo. As análises permitem afirmar que inserir este tema aguça a reflexão crítica sobre os paradigmas, mesmo sendo apresentado de forma vertical, pontual e de caráter informativo, no contexto do curso estudado. Ficou demonstrado que, na percepção dos estudantes, há grande interesse na inclusão de disciplinas que abordem este campo científico.

Conclusões/Considerações
Este estudo demonstra que há boas perspectivas de integração do saber convencional com outras culturas em saúde, cuja inserção de Racionalidades Médicas pode contribuir com a complementaridade de novos saberes e práticas de saúde na formação médica brasileira, na realidade do curso estudado.