Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40051 - INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO NO ÂMBITO DO SUS: AÇÕES ESTRATÉGIAS DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE E APOIO INSTITUCIONAL
ROGER FLORES CECCON - UFSC, CARLOS ALBERTO SEVERO GARCIA JÚNIOR - UFSC


Período de Realização
01 de maio à 31 de dezembro de 2021

Objeto da experiência
Integração ensino-serviço, educação em saúde e cuidado domiciliar

Objetivos
Estabelecer relações institucionais e vínculo entre estudantes e professores da Universidade Federal de Santa Catarina com gestores e profissionais de saúde do município de Balneário Arroio do Silva - SC.



Metodologia
Foram desenvolvidas práticas de educação em saúde para usuários dos serviços; realizadas práticas de educação permanente para Agentes Comunitários de Saúde por meio de Curso Introdutório; realizadas visitas domiciliares às pessoas em situação de vulnerabilidade; desenvolvido um grupo psicossocial para pessoas que perderam familiares em decorrência da COVID-19; e práticas de apoio institucional na tomada de decisão dos gestores da Secretaria de Saúde.

Resultados
O projeto contribuiu no fortalecimento do SUS no município de Balneário Arroio do Silva, na redução das taxas de infecção e morte por COVID-19, no desenvolvimento de processos de trabalho mais resolutivos nos serviços do SUS, na formação acadêmica com maior qualificação dos estudantes de fisioterapia e medicina e em maior integração entre ensino-serviço.

Análise Crítica
A ação contribuiu com a ampliação de saberes e práticas no âmbito do SUS e da Saúde Coletiva, no sentido de fortalecer a rede de atenção à saúde e a formação acadêmica a partir da realidade dos serviços. Compreendeu-se que a integração ensino-serviço é uma pauta política imprescindível para as práticas profissionais, em que o vínculo e as relações de confiança são dispositivos estratégicos.

Conclusões e/ou Recomendações
É fundamental a inserção precoce de estudantes da área da saúde em cenários de práticas no âmbito da Saúde Coletiva, pois este movimento contribui para os serviços do SUS e para a formação acadêmica.