Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

40046 - O PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO ESTRUTURANTE DA AÇÃO EDUCACIONAL EM SAÚDE NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO A DIST NCIA
ALESSANDRA TAVARES FRANCISCO FERNANDES - AHMV, ANA PAULA TUSSI LEITE - AHMV, CARMEN VERA GIACOBBO DAUDT - AHMV, DENISE MACEDO DE MIRANDA - AHMV, EMANUELE MOGNON - AHMV, > ISIS PEREIRA SCUSSEL - AHMV


Período de Realização
As orientações pedagógicas e técnicas no Planejamento da Ação Pedagógica-PAP ocorrem em 2022


Objeto da experiência
A orientação e revisão pedagógica e de conteúdos dos PAP utilizados na estruturação de módulos para um curso de especialização na modalidade EAD



Objetivos
Utilizar os PAP enquanto documentos estruturantes da elaboração dos conteúdos educacionais que comporão três módulos de estudo para um curso de Especialização em Preceptoria Multiprofissional na Área da Saúde, na modalidade EAD, tutorado

Metodologia
O trabalho ocorre de forma colaborativa e inicia com a realização de oficinas de conteudistas que visam apresentar as diretrizes pedagógicas e técnicas para a elaboração dos materiais educacionais do curso. Ao longo do processo de orientação e revisão, são definidos os objetivos de aprendizagem, os conteúdos educacionais e as metodologias de ensino e avaliação que serão utilizadas. A etapa de elaboração dos PAP finaliza com a validação dos mesmos por parte do Ministério da Saúde

Resultados
A coordenação pedagógica e as revisoras técnicas de conteúdo orientam os conteudistas no PAP enquanto instrumento orientador do trabalho de elaboração visando atender os objetivos de aprendizagem previstos e a qualificação do conteúdo educacional utilizado na formação em Saúde. A produção pedagógica do curso conta com 20 conteudistas responsáveis pela elaboração dos conteúdos dos módulos educacionais que irão compor a matriz curricular

Análise Crítica
O processo de produção pedagógica de materiais educacionais para EAD, na área da saúde, conta com o trabalho de profissionais especialistas na elaboração dos conteúdos. A experiência demonstra a necessidade da orientação pedagógica e na abordagem dos conteúdos no sentido de atender aos objetivos de aprendizagens previstos no Projeto Pedagógico do Curso

Conclusões e/ou Recomendações
As orientações pedagógicas e técnicas de conteúdos aos conteudistas, nas elaborações dos PAP, contribuem para o direcionamento do trabalho desses profissionais no sentido de atender aos objetivos de aprendizagem previstos, devendo ser incentivadas com vistas à qualificação dos conteúdos educacionais utilizados na formação em Saúde