Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39983 - A ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE COMO CENÁRIO DE PRÁTICAS PARA A FORMAÇÃO MÉDICA: PERCEPÇÕES DE DISCENTES E DOCENTES
CAROLINA REGO CHAVES DIAS - UESB, SAULO VASCONCELOS ROCHA - UESB, LEANDRO NASCIMENTO BERTOLDI - SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MANSIDÃO, LUCIANA ARAÚJO DOS REIS - UESB


Apresentação/Introdução
Os espaços de articulação entre o ensino, serviço e a comunidade inserem-se como cenários privilegiados na formação dos profissionais de saúde. Assim, as Práticas de Integração, Ensino, Serviço e Comunidade (PIESC) configuram-se como uma oportunidade de enriquecimento na qualidade da atenção à saúde individual e coletiva, na formação profissional e no estreitamento do vínculo entre os envolvidos.

Objetivos
Analisar as percepções dos discentes e docentes sobre a importância da Atenção Primária à Saúde (APS) como cenário de práticas das PIESC para a formação médica.

Metodologia
Trata-se de um estudo qualitativo, com amostra constituída por 24 discentes e 6 docentes, cujos dados foram coletados no período de abril a julho de 2021, em uma universidade do sudoeste baiano. Os critérios de inclusão foram: alunos matriculados regularmente no quinto período e docentes efetivos nos módulos das PIESC I, II, III e IV. A seleção destes sujeitos foi delimitada pela saturação dos dados. Aplicou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas, sendo utilizada a análise de conteúdo de Bardin na modalidade temática. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CAEE nº 40776020.9.0000.0055), com base na Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde.

Resultados
Verificou-se a predominância do sexo masculino (54,16%) entre os discentes e feminino entre os docentes (66,67%), enquanto que a faixa etária de maior frequência, entre os alunos, foi de 20 a 29 anos (79,16%) e de 30 a 39 anos (66,67%) entre os professores. Os participantes do estudo destacaram que, as atividades de ensino, na APS, possibilitaram a aprendizagem do estudante e uma devolutiva desse processo para o serviço, com melhoria na assistência. Esta inserção estimulou a construção do olhar reflexivo, a partir da investigação, da dinâmica de trabalho com a equipe, atrelada às ferramentas de avaliação e planejamento em saúde, e de conhecimentos teóricos advindos das teorizações.

Conclusões/Considerações
Os espaços da APS, como um dos cenários de práticas para a formação médica, por meio das PIESC, constituem-se como uma oportunidade que privilegia o desenvolvimento de ações atreladas ao contexto de saúde local. Isto, por sua vez, permite a construção de um olhar mais abrangente sobre o paciente e o seu processo de saúde-doença, sobre as necessidades dos serviços, transformando o campo de prática para o aprimoramento da assistência.