SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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39960 - ATIVIDADE DE EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE NA AMAZÔNIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA PREVENÇÃO DO CÂNCER DE BOCA NO BAIRRO TERRA FIRME, BELÉM-PA. GABRIEL MÁCOLA DE ALMEIDA - UFPA, GUSTAVO BEZERRA DOS SANTOS LIRA - UFPA, MARIA MANUELLE MOURA - UFPA, MAYRA EMANUELLE MAGALHÃES ALVES - UFPA, NATASHA LIMA DA FONSECA - UFPA, BRUNA CALDAS DE SOUZA - UEPA, DANDARA LOPES MELO - UEPA, MAYRA TRINDADE PANTOJA LEÃO - UEPA, AMUJACY TAVARES VILHENA - UEPA, LILIANE SILVA DO NASCIMENTO - UFPA
Período de Realização A atividade foi realizada em 21 de maio de 2022, no bairro Terra Firme no município de Belém do Pará
Objeto da experiência A população alvo da atividade foram os residentes em situação de vulnerabilidade da comunidade do bairro da Terra Firme
Objetivos O objetivo da atividade consistiu no compartilhamento de saberes por meio da educação popular em saúde acerca da prevenção do câncer de boca, além dos aspectos fisiopatológicos da doença e os principais fatores de risco a que está condicionada
Metodologia A metodologia base utilizada é a de exposição oral através de instrumento de tecnologia leve na forma de banner em lona com ilustrações de alguns aspectos fundamentais do câncer de boca como: fatores de risco, formas de apresentação na mucosa oral e, principalmente, o autoexame. O projeto tem sua base na educação popular em saúde, no qual considera a participação do saber da população no método de aprendizado, colocando-os como protagonistas desse processo
Resultados A partir do instrumento de tecnologia leve desenvolvido para o projeto em formado de banner, com ilustrações originais de lesões cancerígenas do centro de referência Hospital Universitário João de Barros Barreto, foi possível demonstrar com exemplos reais para o público as formas em que o câncer de boca pode se manifestar. Enquanto atividade de educação popular em saúde, foi observado e celebrado a devolutiva da população presente, que trouxeram experiências passadas com o câncer de boca
Análise Crítica A atividade se baseia na educação popular em saúde, uma ferramenta de enfrentamento de iniquidades, aumento de empoderamento e melhora de saúde, utilizando o diálogo, a escuta e a ação. Diante disso, a atividade deve transcorrer de forma a incentivar o compartilhamento de experiências, havendo o debate entre os envolvidos, identificando as condições de vida e a dinâmica comunitária, valorizando os saberes, vivências e reflexões, para assim haver incorporação de práticas e conhecimentos
Conclusões e/ou Recomendações A autonomia gerada impacta na comunidade, com a autopercepção sobre saúde bucal. A metodologia baseada no diálogo, troca de vivências, da problematização e autopercepção é necessária para a construção do protagonismo do sujeito. Respaldando as atividades em saberes científicos e utilizando atividades educativas, capazes de adaptar-se a variados lugares e sujeitos, reconhecendo a importância de uma educação horizontalizada
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