SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39934 - MODALIDADE DE ENSINO REMOTO NO MESTRADO ACADÊMICO EM SAÚDE COLETIVA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE DISCENTES MARINA LAYARA SINDEAUX BENEVIDES - UECE, BRUNA QUEIROZ ALLEN PALACIO - UECE, ELLEN EDUARDA SANTOS RIBEIRO - UECE, SARAH ELLEN DA PAZ FABRICIO - UECE, HELENA ALVES DE CARVALHO SAMPAIO - UECE, ANTONIO RODRIGUES FERREIRA JÚNIOR - UECE, THEREZA MARIA MAGALHÃES MOREIRA - UECE, ILANA NOGUEIRA BEZERRA - UECE
Período de Realização Janeiro a Novembro de 2021.
Objeto da experiência Aulas remotas de um Mestrado Acadêmico, vinculado a um Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva de uma Universidade Pública.
Objetivos Relatar a experiência de pós-graduandas com a modalidade de ensino remoto em um Mestrado Acadêmico em Saúde Coletiva de uma Universidade pública no Ceará.
Metodologia Foram realizadas 20 disciplinas remotas via “Google Meet”. As temáticas que percorreram os três pilares da saúde coletiva (ciências sociais e humanas, epidemiologia e planejamento em saúde). As estratégias de ensino utilizadas foram: estudos em grupo, apresentação de seminários, discussões e debates, provas e aplicação de atividades ( fichamentos, mapas mentais, ensaios teóricos e protocolos de revisões). Os critérios de avaliação dos discentes : participação, criatividade e metodologias ativas.
Resultados As atividades realizadas no meio remoto proporcionaram aos discentes discussões e debates acerca da saúde coletiva e suas repercussões no Sistema Único de Saúde. Houve troca de experiências entre variadas profissões (nutricionistas, enfermeiros, médicos, terapeuta ocupacional, profissional de educação física, psicólogo e cirurgiã-dentista). No entanto, notou-se dispersão entre os alunos em diversos momentos, dificuldade de interação nas discussões e cansaço relatado pelo excesso no tempo de tela.
Análise Crítica A tecnologia alia-se de forma positiva ao processo de ensino no momento em que consegue conectar diversas pessoas de locais diferentes. No entanto, torna-se um desafio quando a comunicação é dificultada pelo distanciamento que a tela proporciona no processo de interação entre as pessoas. Isso pode ser ocasionado devido a tela apresentar-se como um obstáculo na identificação das expressões corporais, adicionados do cansaço e ruídos dos ambientes diversos, que podem contribuir para a dispersão dos alunos.
Conclusões e/ou Recomendações As aulas ministradas no ambiente remoto agregaram na formação dos mestrandos em saúde coletiva. No entanto, seu uso exclusivo apresentou-se como negativo na interação entre as pessoas, e o excesso no tempo de tela interferiu no rendimento dos alunos durante as aulas. Dessa forma, recomendamos que o ensino a distância seja utilizado como estratégia pedagógica, desde que não feito de forma exclusivamente remota.
|