SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39923 - CONSTRUÇÃO DO GRUPO HIPERDIA: UMA PROPOSTA BASEADA NA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL RODRIGO LEAL DA SILVA - PREFEITURA MUNICIPAL DE RESENDE, VERÔNICA ALVES MARTINS - PREFEITURA MUNCIPAL DE RESENDE, MICHELLE VIANA COUTO - PREFEITURA MUNCIPAL DE RESENDE, CRISTINA CAMÕES SAMAPIO NEVES - PREFEITURA MUNCIPAL DE RESENDE
Período de Realização O Grupo Hiperdia se consagrou em Janeiro de 2019 e permanece atuante.
Objeto da experiência Usuários diabéticos e hipertensos do serviço público de saúde de Resende/RJ, referenciados à Unidade de Saúde da Família (USF) Cidade Alegria.
Objetivos Contribuir com a reorganização do serviço para que toda equipe de saúde da família participasse do processo de atendimento a este público, desenvolvendo ações de prevenção e controle, estabelecendo vínculos com os usuários, visando à integralidade do cuidado.
Metodologia Foram convidados 784 usuários hipertensos e/ou diabéticos do cadastro da unidade para participarem do grupo por uma hora/semana a cada 3 meses. Os interessados foram divididos em grupo dentre as 8 microáreas, e ao participar recebem orientações referentes à alimentação, hidratação, atividade física, lazer e medicação, e firma individualmente um contrato de autocuidado, com objetivos a se cumprir até o próximo encontro, saindo com a consulta médica agendada, alternando com o grupo.
Resultados A partir da prática compartilhada em uma perspectiva interdisciplinar, houve redução do trabalho fragmentado, maior adesão dos usuários ao tratamento, compreensão da importância da mudança de hábitos para além do acompanhamento medicamentoso, com adoção do estilo de vida mais saudável, incluindo alimentação e atividade física.
Análise Crítica O Diabetes Mellitus e a Hipertensão Arterial Sistêmica são responsáveis pela primeira causa de hospitalizações e de mortalidade no Sistema Único de Saúde. O Grupo Hiperdia vem estimulando a transformação tanto dos profissionais em sua atuação, com ações educativas, quanto dos usuários que procuravam o serviço de saúde somente para prescrição de receita ou em crises hipertensivas e hiperglicêmicas.
Conclusões e/ou Recomendações O Grupo Hiperdia tem contribuído para o acompanhamento periódico dos usuários diabéticos e hipertensos, colocando-os como protagonistas, reconhecendo a autonomia e singularidade de cada um na produção social de sua saúde, favorecendo o aumento da capacidade de resposta às suas necessidades, sendo observada menor demanda de crises na USF.
|