SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39896 - A EXPERIÊNCIA DA COORDENAÇÃO DE TUTORIA EM UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM PRECEPTORIA DE MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE NO BRASIL DENISE MACEDO DE MIRANDA - MIRANDA - AHMV, ALESSANDRA TAVARES FRANCISCO FERMANDES - AHMV, ANA PAULA TUSSI LEITE - AHMV, CARMEN VERA GIACOBBO DAUDT - AHMV, EMANUELE MOGNON - AHMV, ISIS PEREIRA SCUSSEL - AHMV
Período de Realização As atividades de coordenação de tutoria ocorreram no período de Março de 2019 a Março de 2021
Objeto da experiência A experiência vivenciada pela coordenação de tutoria do Curso de Especialização em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade, na modalidade EAD
Objetivos Descrever o papel da coordenação de tutoria a partir das interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA e da estrutura organizacional do trabalho de tutoria relacionado ao perfil dos tutores do Curso de Especialização em Preceptoria em Medicina de Família e Comunidade
Metodologia Descrição realizada a partir das interações e acompanhamento realizados pela coordenação de tutoria junto aos tutores via assíncrona, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem, bem como via síncrona em reuniões e oficinas de alinhamento. O curso contou com 28 tutores com formação em Medicina de Família e Comunidade, com experiência em preceptoria e tutoria em EAD, responsáveis em acompanhar em média 25 alunos cada
Resultados A coordenação de tutoria desempenhou o papel de motivar e acompanhar os tutores no seu processo de trabalho junto aos alunos, atuando como facilitadora na mediação, auxiliando no estabelecimento de estratégias de orientação, visando potencializar o processo de ensino e aprendizagem
Análise Crítica Observou-se a necessidade de estar atenta aos aspectos particulares na atuação de cada tutor, apontando quando pertinente, uma ação pontual, visando trabalhar as potencialidades e fragilidades no acompanhamento dos seus respectivos alunos, contribuindo para a qualificação dos processos de ensino e aprendizagem
Conclusões e/ou Recomendações Foi possível perceber que a relação mais próxima entre a coordenação de tutoria e tutores fortaleceu a troca de saberes entre os profissionais envolvidos, além de apresentar resultados positivos ao final do curso, evidenciado pela aprovação e certificação de 70,94% dos alunos
|