SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39886 - A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PROMOVENDO TRANSFORMAÇÃO SOCIAL: ANÁLISE DE UM PROGRAMA DE EXTENSÃO. RAPHAELA DELMONDES DO NASCIMENTO - UPE, EDUARDA SOARES DA SILVA - UPE, THAIS REGINA GOMES DE MENDONÇA - UPE, VIVIANE FERREIRA SILVA DE ARAÚJO - UPE, MIRIAN DOMINGOS CARDOSO MARIA - UPE
Apresentação/Introdução A Universidade de Pernambuco, através de programa de extensão universitária, vem realizando ações de cuidado e de garantia de direito à saúde às pessoas atingidas pela hanseníase em Pernambuco desde 2011. Tão importante quanto a realização das ações, é saber se essas ações estão tendo impacto necessário para impulsionar a transformação social almejada pelos projetos e programas de extensão.
Objetivos Analisar as ações realizadas pelo Programa de extensão “Práticas de cuidado e de garantia de direito à saúde às pessoas atingidas pela hanseníase” nos anos de 2014 a 2019.
Metodologia Estudo descritivo, retrospectivo e de análise documental, realizado entre janeiro a maio de 2022 tendo, como fonte de pesquisa os relatórios anuais e mensais das ações realizadas por projetos vinculados ao Programas de Extensão Universitária estudado entre 2014 a 2019. A pesquisa documental se desenvolveu em 6 etapas: determinação do objetivo, identificação da fonte e obtenção do material, tratamento dos dados, confecção do roteiro, construção lógica e redação do trabalho. Foram analisados 55 relatórios, onde foram selecionados para o estudo 483 registros de ações. As informações coletadas foram processadas e analisadas no LibreOffice Excel 2021, a partir da estatística descritiva.
Resultados Observou-se maior concentração de atividades na cidade do Recife (88,8%), participação de movimento social em (81,1%) das ações, universitários em 68,9% e profissionais de saúde em 51,7%. Com relação às atividades desenvolvidas de acordo com seu objetivo a maior concentração está nas atividades de grupos de autocuidado com 120, seguido de mobilização comunitária com 106 ações realizadas. Durante os anos estudados, o programa de extensão envolveu cerca de 2.274 atores entre eles, estudantes, professores, profissionais de saúde, gestores e participantes de movimentos sociais; além disso houveram 8.773 pessoas atingidas diretamente por meio das ações realizadas nos seis anos de estudados.
Conclusões/Considerações Esse estudo é uma oportunidade de pensar sobre a importância da universidade para sociedade e seu impacto na transformação social necessária. A extensão universitária tem o papel de proporcionar a interação entre universidade e comunidade. O Programa analisado impacta de forma significativa na sociedade, desenvolvendo ações intersetoriais e com foco em um problema social relevante, respondendo assim aos princípios da extensão universitária.
|