SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39699 - FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM SAÚDE E O ENSINO REMOTO: ESTRATÉGIAS PARA PERMANÊNCIA E ÊXITO DOS ESTUDANTES DA ESCOLA DE SAÚDE DA UFRN EM TEMPOS DE PANDEMIA MÉRCIA MARIA DE SANTI - ESUFRN, ANA FLÁVIA DE SOUZA TIMÓTEO - ESUFRN, ANNA KATYANNE ARRUDA SILVA E SOUZA - ESUFRN
Apresentação/Introdução A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte atua na oferta de cursos de Educação Profissional na área de saúde desde o nível básico à pós-graduação, buscando estratégias de enfrentamento às dificuldades dos estudantes quanto ao acesso, permanência e êxito, com a finalidade de diminuir a retenção e a desistência, visando a formação cidadã, integral e crítica.
Objetivos Analisar estratégias para assegurar a qualidade acadêmica do ensino remoto e a permanência e êxito dos estudantes da Educação Profissional em Saúde da Escola de Saúde/UFRN em tempos de pandemia.
Metodologia Pesquisa descritivo-exploratória, com abordagem qualitativa e quantitativa, desenvolvida na Escola de Saúde/UFRN durante a crise sanitária ocasionada pela Covid-19. Para recolha dos dados foi realizado levantamento das condições psicológicas, sociais e materiais dos estudantes dos cursos técnicos de Enfermagem, Massoterapia, Registro e informações em Saúde, Agente Comunitário de Saúde e Vigilância em Saúde, e da Graduação Tecnológica em Gestão Hospitalar, que cursaram componentes curriculares de forma remota, através de questionários semi-estruturados, para discutir a qualidade acadêmica deste ensino e as estratégias de permanência e êxito dos estudantes em tempos de pandemia e pós-pandemia.
Resultados Noventa e quatro discentes com faixa etária predominante de 18-30 anos, em sua maioria residentes em Natal/RN, oriundos de escola pública e trabalhadores responderam aos questionários. Relataram o enfrentamento dos seguintes obstáculos: dificuldade de adequação à modalidade de ensino remoto; falta de familiaridade com o uso de tecnologias; carência de acesso a recursos materiais e aparatos tecnológicos adequados; ausência de ambiente adequado para estudo em suas residências; dificuldade em desenvolver as atividades práticas fundamentais para a formação, entre outros. Constatou-se problemas de ordem psicológica, em decorrência do isolamento social e do luto familiar.
Conclusões/Considerações Constatou-se grande dificuldade dos alunos manterem estudos satisfatórios e com êxito frente às dificuldades e problemas vividos na pandemia, sobretudo, em virtude do comprometimento da saúde mental. Pensar a formação profissional em saúde perpassa analisar fatores que interferem no processo ensino-aprendizagem, consistindo em desafio constante, demandando dos educadores e Instituição exercício diário de ação-reflexão sobre a prática educativa.
|