SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39690 - HOSPITAL UNIVERSITÁRIO COMO CAMPO DE ESTÁGIO DO SANITARISTA EM FORMAÇÃO FRANCIELE SILVIA DE CARLO - ISC/UFMT, JULIA MARIA VICENTE DE ASSIS - ISC/UFMT, ANNY ALICE MANIEZZO - HUJM/UFMT, MONICA ALVES DOS SANTOS - HUJM/UFMT, JOSIANE ROSA - HUJM/UFMT, DANIELE CRISTINA BEJO DA SILVA - HUJM/UFMT, MARCO AURÉLIO BERTULIO DAS NEVES - ISC/UFMT, FRANCINE NESELLO MELANDA - ISC/UFMT
Período de Realização A experiência está em curso e ocorre desde o segundo semestre de 2017.
Objeto da experiência Hospital Universitário como Campo de estágio em Saúde Coletiva.
Objetivos Descrever a experiência do estagiário sanitarista em um Hospital Universitário como campo de prática, por meio do estágio curricular obrigatório do curso de graduação em Saúde Coletiva.
Metodologia Consiste na vivência do cotidiano das unidades gerencias do hospital, visando a observação do Hospital, referência em Mato Grosso nas diversas especialidades. Campo de práticas em Saúde Coletiva desde 2017 para estudantes do 7° e 8° semestre da graduação, no estágio supervisionado, interrompido em 2020 e retomado 2022. Sendo desenvolvido com o apoio de preceptores, supervisores e participação dos residentes em Gestão Hospitalar.
Resultados O primeiro contato dos estagiários com o campo, consiste em um momento de acolhimento com todos os estagiários do semestre, o intuito dessa participação é que todos conheçam e compreendam a importância do hospital como um ponto da Rede de Atenção. É apresentados os setores administrativos, bem como a estrutura e funcionamento do mesmo. O acolhimento finda com uma visita guiada pelos residentes egressos de Saúde Coletiva nas dependências do mesmo, destes 2 discentes estarão estagiando no Hospital Universitário.
Análise Crítica A inserção profissional movimenta possibilidades a vivência do profissional sanitarista no campo hospitalar é fundamental para o sistema de saúde como um todo, mesmo com sua formação sendo tradicionalmente voltada à Atenção Primária. Esta inserção em níveis secundário e terciário da atenção fortalece a criticidade do profissional, proporcionando o reconhecimento da Rede de Atenção como um todo.
Conclusões e/ou Recomendações O hospital como campo de estágio fortalece o quão necessário é a participação do profissional sanitarista nos níveis da média e alta complexidade, o desafio é ter sua profissão reconhecida nas diversas áreas, especialmente a hospitalar. A experiência permite uma visão ampla da Rede de Atenção, bem como sua organização orientada pelos princípios de gestão e planejamento, tão arraigadas para a Saúde Coletiva.
|