Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39651 - EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE NO ÂMBITO DO PROJETO SAÚDE EM REDE NA UNIDADE REGIONAL DE SAÚDE DE TEÓFILO OTONI - MINAS GERAIS
ROBERTA MORIYA VAZ - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ALICE WERNECK MASSOTE - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, ROSANA VASCONCELOS PARRA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, ANA LUISA PINHEIRO DE SOUZA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, ADRIANA MATTOS AGOSTINI E SILVA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, FLAMORION ALVES FONSECA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, MARIANE SOUZA CARLECH - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, ROMILDA APARECIDA NEPOMUCENO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS


Período de Realização
Março de 2021 a abril de 2022

Objeto da experiência
Processo formativo em parceria entre Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP) e Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES)

Objetivos
Discutir coletivamente, junto a atores da ESP e níveis central e regional da SES, estratégias pedagógicas e de problematização dos processos de trabalho em saúde para atuação das referências regionais como ativadores de Educação Permanente em Saúde (EPS) junto aos municípios.

Metodologia
Realização de encontros formativos presenciais e remotos, conduzidos por duas servidoras da ESP e uma do nível central da SES, com as cinco referências regionais da atenção primária à saúde e da atenção especializada envolvidas no Projeto Saúde em Rede. Os encontros foram construídos a partir da leitura dos textos e discussões dos temas e atividades propostas no material didático do Projeto, por meio da metodologia da problematização.

Resultados
Foram realizados oito encontros formativos presenciais e oito remotos, com a participação de todos os atores. Durante as discussões coletivas houve um processo de reflexão sobre os temas e apropriação das ferramentas por parte dos envolvidos, possibilitando a adequação dos conteúdos e atividades ao contexto local. As referências regionais contribuíram com suas diversas experiências e vivências do território, qualificando os momentos em que atuaram como ativadoras de EPS junto aos municípios.

Análise Crítica
Os encontros remotos foram instituídos após demanda das referências regionais, ocorrendo anteriormente aos encontros presenciais. Presencialmente, dava-se continuidade às discussões dos temas e atividades, propiciando a construção coletiva dos saberes e a consolidação das estratégias pedagógicas a serem utilizadas na formação junto aos municípios, aproximando o momento de formação das referências regionais à sua atuação prática como facilitadores de EPS.

Conclusões e/ou Recomendações
O perfil das referências regionais, de áreas de formação e experiências profissionais distintas, favoreceu a troca de conhecimentos e a participação ativa nas reflexões e discussões propiciadas pelo Projeto Saúde em Rede. Este aspecto contribuiu para potencializar as ações formativas do Projeto, possibilitando a reflexão sobre o cotidiano de trabalho e fortalecimento dos espaços de ensino aprendizagem no SUS.