SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39577 - ACOLHIMENTO E FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATUAÇÃO DO RESIDENTE EM SAÚDE COLETIVA NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NO ESTADO DO PARANÁ RITA TRACZ - FMS PG- CESCAGE, FRANCIELLY DE SOUZA CAMPOS - FMS PG - UEPG
Período de Realização O relato é baseado em experiências ocorridas no período de março a maio de 2022.
Objeto da experiência O objeto deste estudo é a atuação do residente no acolhimento dos usuários da atenção primária a saúde, no estado do Paraná.
Objetivos Este estudo tem como objetivos relatar a atuação do enfermeiro residente no acolhimento aos usuários dentro de uma Unidade de Saúde da Família e discorrer sobre os impactos desses atendimentos na sua formação.
Metodologia O estudo ocorreu com base nos atendimentos realizados nos meses de março a maio de 2022, em uma Unidade de Saúde na cidade de Ponta Grossa/Paraná. A população adscrita desta Unidade é de 7.000 usuários e são realizados por dia, aproximadamente 90 atendimentos. Os instrumentos metodológicos utilizados foram: o sistema de informação padronizado pelo município, o protocolo municipal de acolhimento e o diário de campo do residente.
Resultados Constatou-se que o residente de enfermagem atende diariamente cerca de dez pacientes, que procuram a Unidade por demanda espontânea. As principais sintomatologias acolhidas são: tosse, dor de garganta, dores crônicas, sintomas gastrointestinais e dermatológicos. Os protocolos municipais favorecem a autonomia dos profissionais enfermeiros e respaldam a tomada de decisões. É compreendido também, que o programa de Residência Multiprofissional viabiliza a oportunidade do aprendizado teórico prático.
Análise Crítica Organizar a demanda espontânea é um grande desafio para a equipe de saúde, visto que os usuários chegam trazendo diversas necessidades. A escuta qualificada, possibilita uma abordagem integral, respeitando a singularidade, familiaridade e aspectos sociais da população assistida. Ressalta-se, que nesse período, o residente também desenvolve o raciocínio crítico, investigativo e administrativo, oferecendo um atendimento cada vez mais qualificado e resolutivo.
Conclusões e/ou Recomendações O acolhimento faz parte do dia a dia do enfermeiro na atenção primária e é considerado o primeiro passo para uma assistência humanizada. Sendo assim, conclui-se que o acolhimento realizado pelo residente, baseado em protocolos, é essencial para as boas práticas, satisfação dos usuários e o fortalecimento dos princípios do SUS. Neste contexto, o programa de residência cumpre o seu papel, tornando esses profissionais qualificados para atuar na saúde pública.
|