Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39564 - PRODUÇÃO DE PEÇAS COMUNICATIVAS SOBRE ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE: RELATO DE EXPERIÊNCIA
ANA QUÉSIA CERQUEIRA MACHADO PITTA - UFBA, ELLEN CAROLINE DA SILVA SANTOS - UFBA, LARISSA OLIVEIRA NUNES - UFBA, MARILUCE KARLA BOMFIM DE SOUZA - UFBA, ÉRICA LIMA COSTA DE MENEZES - SESAB


Período de Realização
Atividade iniciada no mês de março de 2022 e com previsão de conclusão para julho de 2022.

Objeto da experiência
Produção de peças comunicativas acerca da Atenção Primária à Saúde (APS) direcionada ao público de trabalhadores, profissionais e gestores da saúde.

Objetivos
Relatar a experiência sobre a produção de peças comunicativas acerca da Atenção Primária à Saúde (APS) direcionada ao público de trabalhadores, profissionais e gestores da saúde, como estratégia para a educação permanente na APS do Estado da Bahia.

Metodologia
Relato de experiência produzido por residentes de Saúde Coletiva com concentração em Planejamento e Gestão do ISC/UFBA, sobre a elaboração do Podcast “APS em Foco”, sob acompanhamento de preceptoria do serviço, supervisão docente e da residência de Medicina de Família e Comunidade da FESFSUS. Foi realizada consulta bibliográfica sobre APS e utilizado aplicativo para disposição do conteúdo, com episódios sobre os atributos da APS e participações de trabalhadores e profissionais da APS da Bahia.

Resultados
O Podcast “Atenção Primária em Foco” terá um total de 10 episódios. A discussão com referências sobre APS tem sido fundamental para produção do conteúdo. A interação com outros residentes, técnicos/gestores da Diretoria da Atenção Básica e comunicóloga destaca-se como potente para essa produção, que tem duração média de 5 minutos/episódio e hospedagem no site do Telessaúde Bahia. Estão disponíveis episódios sobre introdução da APS, princípios, função e importância da atuação dos trabalhadores.

Análise Crítica
O tema foi escolhido a partir da necessidade de abordar sobre a importância da Atenção Primária à Saúde, com o intuito de apoiar trabalhadores, profissionais e gestores no âmbito da atuação da APS. A educação permanente é fundamental para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS), uma vez que contribui para a atualização e qualificação dos trabalhadores e profissionais de saúde, inclusive, tem sido potencializada pela incorporação de novas tecnologias da educação à distância.

Conclusões e/ou Recomendações
A elaboração do podcast sobre APS evidencia a importância de democratizar o acesso à informação, de forma dinâmica e criativa. Caracteriza-se como uma prática educativa de caráter científico e de fácil acesso, com intuito de propiciar qualificação aos trabalhadores e profissionais atuantes na APS, a partir das necessidades identificadas no cotidiano da assistência. As divulgações através de áudio digital, de forma assíncrona, facilitam o acesso.