Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39550 - ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL (EIP) NO CONTEXTO DA PANDEMIA DA COVID-19: UMA REVISÃO INTEGRATIVA
NATHALIA HANANY SILVA DE OLIVEIRA - UFRN, RENATA FONSÊCA SOUSA DE OLIVEIRA - SMS NATAL/RN, JANETE LIMA DE CASTRO - UFRN


Apresentação/Introdução
A EIP é uma proposta formativa caracterizada pela presença de estudantes e/ou profissionais aprendendo sobre os outros, com os outros e entre si. Ela possibilita compreensão dos papéis específicos de cada profissão, fomenta as práticas colaborativas e o trabalho em equipe. A pandemia de Covid-19 trouxe desafios para o desenvolvimento desta prática, com a suspensão dos encontros presenciais.

Objetivos
Descrever as estratégias para o desenvolvimento da Educação Interprofissional em tempos de pandemia da Covid-19 no Brasil.


Metodologia
Trata-se de uma revisão integrativa da literatura. Desse modo, estabeleceu-se como pergunta norteadora: Quais estratégias foram utilizadas para o desenvolvimento da Educação interprofissional no contexto da pandemia da Covid-19 no Brasil? As fontes de informação foram a Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) – Ministério da Saúde e a Biblioteca Virtual Scientific Eletronic Library Online (SCIELO). A coleta de dados foi realizada no mês de maio de 2020, utilizando a seguinte estratégia de busca: “Educação interprofissional” AND “Pandemia” OR “Covid-19”. Como recorte temporal para os anos de 2020 a 2022 e de estudos realizados no Brasil. Para consolidação dos dados foi utilizado planilhas do Excel.


Resultados
Foram encontrados 38 artigos na BVS e 22 artigos na SCIELO. Desses 60 achados, 52 foram excluídos por não responderem a pergunta de pesquisa e 2 por serem duplicados. Perfazendo um total de 6 documentos estudados. Nas publicações encontradas visualizaram-se diversas estratégias de Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), nas quais as principais foram: Redes Sociais - WhatsApp, Facebook, Instagran, Youtube; Construção de materiais educativos e Podcast; utilização de plataformas de comunicação, como o Google Meet; Ferramentas do Google - Docs, Drive e Forms; Ambientes Virtuais de Aprendizagem; Além da utilização de metodologias ativas como a Aprendizagem baseada em Problemas (PBL).


Conclusões/Considerações
Diante da pandemia da coronavírus tornou-se imprescindível a utilização de “novos” métodos para o fomento da educação interprofissional em saúde. Assim, as TIC foram grandes aliadas para se manter a continuidade do ensino e da EIP. Contudo, a utilização desse meio não é possível a todos os estudantes e profissionais, fazendo-se necessário o fortalecimento de políticas públicas de inclusão digital.