Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39477 - EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL E/EM SAÚDE MATERNO-INFANTIL: POTENCIALIZANDO UM SUS QUE DÁ CERTO
MARIELLE GIOVANNA DA SILVA TEIXEIRA - GRADUANDA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFAL, GEANE ARAÚJO DE LIMA - GRADUANDA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFAL, TELMA LOW SILVA JUNQUEIRA - DOCENTE DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFAL, MARIA DANIELLA NASCIMENTO SOUZA - GRADUANDA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFAL, MARIA BEATRIZ ROCHA DE ALENCAR - GRADUANDA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFAL, PIETRA MOREIRA GONZALEZ - GRADUANDA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFAL, KEMILLY MARIANA MARTIM JACINTO - GRADUANDA DO INSTITUTO DE PSICOLOGIA/UFAL


Apresentação/Introdução
A prática interprofissional tem se mostrado importante na construção de um SUS mais fortalecido por diferentes perspectivas epistemológicas, ontológicas, éticas e políticas. As mudanças no trabalho através da interprofissionalidade possibilitou novas concepções na formação em saúde. Com isso, enfrentamos desafios ao mesmo tempo em que nos fortalecemos na promoção da saúde coletiva e humanizada.

Objetivos
Ampliar o conhecimento teórico e exercitar a prática interprofissional a partir da formação coletiva das pessoas pesquisadoras envolvidas no projeto “Desafios e estratégias de educação permanente na saúde materno-infantil em Alagoas”.

Metodologia
Trata-se de um processo interprofissional de treinamento e formação de pessoas pesquisadoras em uma equipe composta por discentes de graduação, de pós-graduação, trabalhadoras da saúde e docentes das áreas de antropologia, enfermagem, medicina, nutrição e psicologia. Os encontros formativos aconteceram semanalmente ao longo de 4 meses, de maneira virtual, nos quais houve a discussão dos materiais de estudo, tais como textos, livros, vídeos e podcasts, com metodologias participativas e temáticas distintas a cada semana, de modo a articular práticas educativas que promovam um diálogo interprofissional na pesquisa em saúde materno-infantil.

Resultados
Estudo e discussão da interseccionalidade, educação permanente em saúde, práticas de entrevista, educação interprofissional em saúde, ética na pesquisa, levantamento e análise em base de dados e a sistematização e análise de dados qualitativos.
Realização de atividades em grupos interprofissionais para exercitar as temáticas estudadas.
Discussão da educação permanente em saúde acerca das práticas interprofissionais diante das reais necessidades do SUS e das pessoas usuárias gestantes e parturientes, como foco da pesquisa.

Conclusões/Considerações
A capacitação coletiva nos possibilitou o exercício da interprofissionalidade e a visualização da relevância de sua inserção na formação de pessoas pesquisadoras e trabalhadoras que possam contribuir com o processo de educação permanente em saúde das trabalhadoras e trabalhadores e a melhor oferta de um cuidado humanizado, equitativo e integral.