SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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39345 - A EXPERIÊNCIA DE FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES DO SISTEMA PRISIONAL DE MINAS GERAIS NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 ANÍSIA VALÉRIA CHAVES E SILVA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS, MARIA DE LOURDES MENEZES - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO ESTADO DE MINAS GERAIS
Período de Realização Janeiro a dezembro de 2021
Objeto da experiência A formação dos trabalhadores do Sistema Prisional de Minas Gerais na modalidade de ensino remoto na Escola de Saúde Pública – MG
Objetivos Definir estratégias de aprendizagem a serem utilizadas no ensino remoto, embasadas pelas concepções da Educação Permanente em Saúde;
Selecionar conteúdos a serem utilizados no ensino remoto de acordo com a carga horária;
Acompanhar os docentes no uso dos recursos tecnológicos e apoiá-los nas aulas.
Metodologia A pandemia da Covid-19 impôs o uso do ensino remoto. A formação planejada para o ensino presencial exigiu a utilização de recursos tecnológicos, disponíveis na ESP-MG: plataforma Zoom com gravação de aula on-line, salas para atividades em grupo, chat para postagem de perguntas e comentários sobre os saberes construídos no trabalho, articulados aos conteúdos ministrados. Foi criada a Sala Virtual de Apoio para disponibilizar as aulas gravadas. Aulas e webinários foram realizados totalizando 80h.
Resultados Os trabalhadores que concluíram a formação somam 28, sendo que 35 iniciaram o curso. Constatou-se que as desistências ocorreram devido a mudanças de função e de lotação nas Unidades Prisionais. Reflexões sobre o cotidiano do trabalho nas prisões, realizadas por meio das diretrizes da Educação Permanente em Saúde permitiram relatos sobre adoecimentos, falta de estrutura física e de equipamentos, queixas sobre baixa autoestima decorrentes da falta de cuidado para com a saúde destes trabalhadores.
Análise Crítica Considerando que no Brasil a população privada de liberdade e os trabalhadores do Sistema Prisional estão expostos aos mesmos riscos de doenças e agravos, pois compartilham o mesmo ambiente insalubre (SILVA, 2015), esta experiência surge de uma necessidade de minimizar esses riscos. Buscou-se trabalhar as possibilidades de construção de uma atenção integral à saúde, reconhecendo os desafios de reorganização dos processos de trabalho na prisão e com as redes locais de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Concluímos que a modalidade de ensino remota possibilitou a construção do conhecimento, assim como no ensino presencial. As dificuldades encontradas pelos trabalhadores para realização da formação, como internet instável, a falta de equipamentos adequados e a falta de liberação do trabalho para realizar o curso, revelam a necessidade do estabelecimento de uma política de formação periódica, sobretudo nesse cenário de adoecimento.
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