Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39232 - TABULEIRO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA ATIVA PARA ENSINO-APRENDIZAGEM
LIA GOMES DA FROTA MACHADO - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, LUIZA JANE EYRE DE SOUZA VIEIRA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, CRISTINA MARIA ALEME ROMCY - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, ALDECIRA UCHOA MONTEIRO RANGEL - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, JOICE FABRÍCIO DE SOUZA - UNIVERSIDADE DE FORTALEZA - UNIFOR, POLLYANNA MARTINS - FACULDADE LUCIANO FEIJÃO - FLF


Apresentação/Introdução
Entre estratégias utilizadas para consolidar a educação construtivista, os jogos educacionais são cada vez mais utilizados. Caracterizados como ferramentas lúdicas, favorecem a criatividade, aproximação nos vínculos entre educador e educando e, a produção de saberes. Os jogos educacionais ultrapassam o jogar per si e colabora com a motivação, grande aliada na aprendizagem.

Objetivos
Relatar a experiência da aplicação de um jogo de tabuleiro como metodologia ativa para o ensino-aprendizagem na formação de Residentes Multriprofissionais em Saúde.

Metodologia
O jogo utilizou conteúdos teóricos das Residências Multiprofissionais. O jogo inclui tabuleiro colorido e dado. Cada cor do tabuleiro possui cinco questões diferentes; todos os jogadores devem responder questões ainda não sorteadas. Algumas casas do tabuleiro contém particularidades: Volte duas casas; Ande uma casa; Passe uma rodada sem jogar; Volte ao início. Para jogar, os participantes em times de quatro a seis pessoas. Ao posicionar o pino na casa sorteada, o jogador recebe uma carta com a mesma cor da casa onde o pino está posicionado. Caso o jogador acerte, avança as casas; caso erre, permanece no local. A cada resposta fornecida, o docente realiza o aprofundamento dos conceitos.

Resultados
Ocorreram respostas positivas sobre o uso do jogo no ensino-aprendizagem; destacaram maior associação do conteúdo desenvolvido na prática; construção coletiva do aprendizado; intervenção dinâmica e significativa para rever conteúdos.

Conclusões/Considerações
O material didático-pedagógico inovador facilitou a dinâmica do ensino-aprendizagem, descrito pelos residentes como uma metodologia dinâmica, lúdica que favorece a troca de conhecimentos.