SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39212 - PENSAMENTO CRÍTICO SOBRE A SAÚDE DO TRABALHADOR ATRAVÉS DA ÓTICA DA VIGIL NCIA EM UMA RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL: CONTRAFLUXO DA POLÍTICA NEOLIBERAL LAVÍNIA MOREIRA BORGES - ICEPI, PAOLA KAROLYNE JANDREY - ICEPI
Período de Realização Esse relato de experiência originou-se do período de março a maio de 2022.
Objeto da experiência Momentos de práxis gerada por residentes em Saúde Coletiva com ênfase em Vigilância em Saúde.
Objetivos Descrever e problematizar a experiência de residentes em Saúde Coletiva ao vivenciarem a rotina e percursos do trabalho em inspeções e investigações dos agravos dentro do Núcleo de Vigilância em Saúde do Trabalhador, na Secretaria de Estado do Espírito Santo.
Metodologia Este trabalho se trata de um relato de experiência das autoras deste texto, que compõem o programa de Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva com Ênfase em Vigilância em Saúde promovido pela Secretaria Estadual de Saúde do Espírito Santo. A experiência com o campo do Núcleo Especial de Vigilância em Saúde do Trabalhador teve a duração de 3 meses, onde desenvolvemos diversas atividades voltadas para a atuação prática e teórica deste tipo de vigilância.
Resultados Foram realizadas inspeções em diversas empresas e instituições das mais variadas áreas do trabalho que compõem a estrutura social, investigação de óbitos e acidentes relacionados ao trabalho e discussões de artigos científicos que abordem a temática, além do incentivo por parte dos técnicos do setor em desenvolvermos nossos conhecimentos sobre as normas e regulamentações que regulamentam e organizam os processos de trabalho em cada atividade produtiva.
Análise Crítica Durante todas as atividades nesse campo, exercemos em todos os momentos a práxis, ou seja, constante ação e reflexão sobre processos de trabalho, saúde do trabalhador, organização do trabalho, mundo do trabalho e globalização, temáticas que não podem estar dissociadas. Nesse sentido, ficou evidente nas relações de trabalho o quanto a política neoliberal instaurada no país condecora o lucro, ao mesmo tempo que contribui para a desvalorização da saúde e da vida no ambiente de trabalho.
Conclusões e/ou Recomendações Residências Multiprofissionais de Saúde possuem capacidade de formação que vai além da prática profissional de determinadas áreas. Elas promovem extensas integrações de residentes com as problemáticas vivenciadas no mundo real de trabalho dos sistemas de saúde. É importante que modelos de formação cada vez mais próximos do ideal de saúde pública sejam fortalecidos para que a reflexão crítica sobre a prática andem em consonância.
|