Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39190 - A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE ENTRA NA RODA: CONSTRUÇÃO DA ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DO RIO GRANDE DO NORTE
RANIELLY SANTOS DE AQUINO - SESAP/RN, ANA CARLA MACEDO DO NASCIMENTO - SESAP/RN, CLÁUDIA FREDERICO DE MELO - SESAP/RN, DALVACI LIMA DE SENA - SESAP/RN


Período de Realização
Esta experiência se iniciou em 2019 na Escola de Saúde Pública do RN e se mantém até os dias atuais.

Objeto da experiência
O processo de transformação do "Centro de Formação de Pessoal para Serviços de Saúde" em "Escola de Saúde Pública do RN".

Objetivos
Reconstruir competências e responsabilidades dos setores da escola diante da nova configuração do organograma da ESPRN;
Construir com as equipes um espaço de Educação Permanente em Saúde (EPS) que mobilize e discuta sobre a qualificação das práticas, da produção e disseminação de conhecimento.

Metodologia
Nesta experiência está sendo utilizada a EPS como abordagem metodológica em reuniões, webnário e oficinas que subsidiam a construção dos documentos institucionais da escola, discussão sobre os processos de trabalho, o perfil das equipes, suas atribuições e responsabilidades, dificuldades para realizar as atividades e sugestão de melhorias. Os encontros são registrados em atas e planilhas e contam com participação dos seguimentos da comunidade escolar e do quadrilátero da EPS.

Resultados
As estratégias de EPS resultaram na atualização do Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar, na criação do Plano de Desenvolvimento Institucional, manuais de atribuições dos setores da escola, e espaços de apresentação e discussão das atividades realizadas por cada setor. Além disso, foi identificada a necessidade de atualização do organograma e a criação de dois setores que tratem da modalidade EaD e da Comunicação. Atualmente, está sendo construído o regulamento de pós-graduação.

Análise Crítica
Durante o processo da experiência, pode-se observar a dificuldade em transformar processos de trabalho continuamente fragmentados e desarticulados, em movimentos conectados. Assim, o investimento na ampliação da escola está em melhorar o trabalho que já era realizado pelo CEFOPE. Para dar conta desta complexidade, se pode construir discussões com as equipes de projetos de ensino e pesquisa com pressupostos consistentes e democráticos.

Conclusões e/ou Recomendações
Qualificar a atuação da escola de saúde pública pode se tornar uma excelente oportunidade para compreensão do perfil epidemiológico, e com isso, proporcionar a reflexão sobre estratégias de reorientação das práticas de saúde. Com esse investimento atingiremos a qualidade do ensino e da formação integral e educação permanente de todos (gestores, corpo docente, colaboradores e estudantes), com a finalidade de formar profissionais para o SUS/RN.