Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39171 - EDUCAÇÃO POPULAR NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES PARA O SUCESSO EDUCATIVO
MAYARA MELO ROCHA - UFRB, CARLOS ALBERTO SILVA DA SILVA - UFSC


Período de Realização
Experiência desenvolvida de março de 2017 até dezembro de 2019

Objeto da experiência
O trabalho com a educação popular em saúde no componente Comunicação e Educação em Saúde do Bacharelado Interdisciplinar em Saúde (BIS) da UFRB.

Objetivos
Descrever a experiência do uso da Educação Popular em saúde no componente curricular Comunicação e Educação em Saúde da UFRB. Apresentar questões teóricas e as metodológicas sobre como a Educação Popular pode contribuir para o sucesso educativo dos discentes do BIS.

Metodologia
O componente “Comunicação e Educação em Saúde” realizou ações pautadas pela Educação Popular em Saúde e pela Comunicação Popular articulando a sala de aula com as experiências vividas em contexto comunitário permitindo que a prática iluminasse as discussões teóricas e vice-versa. Essa articulação foi possível a partir da integração do planejamento semestral com o componente Processo de Apropriação da Realidade V (PAR V) desenvolvido em comunidades do município de Santo Antônio de Jesus.

Resultados
Fortalecimento do processo de construção compartilhada de conhecimentos entre discentes e comunidades trabalhadas. Elaboração de materiais de comunicação e educação popular em saúde a partir das demandas concretas de informações das comunidades. Desenvolvimento de processos avaliativos significativos, contextualizados e articulados entre dois componentes curriculares. Potencialização do sucesso educativo dos discentes refletido no aproveitamento acadêmico e na avaliação das comunidades.

Análise Crítica
A integração do planejamento semestral entre componentes curriculares possibilitou a maior articulação entre teoria e prática, fomentou ações pedagógicas inovadoras que mobilizaram os discentes tornando-os mais autônomos e construtores de novos saberes dialógicos. Embora desafiante, a construção de processos avaliativos coordenados entre diferentes componentes curriculares potencializou a aprendizagem significativa e contribuiu com o sucesso educativo dos discentes.

Conclusões e/ou Recomendações
Utilizar a Educação Popular no contexto da formação em saúde, articular componentes curriculares e planejar as ações a partir do diálogo com as comunidades pode favorecer a construção de processos avaliativos que não se reduzem ao alcance de metas individuais ou notas, pois os discentes passam a se comprometer com objetivos que são formulados de modo coletivo numa dinâmica participativa de ensino-aprendizagem em diálogo com contextos comunitários.