SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
|
39168 - UM PROJETO NA SECRETARIA DE SAÚDE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: EDUCAÇÃO PERMANENTE PARA SERVIDORES PÚBLICO COM ABONO DE PERMANENCIA. LIDIA DAYANE GOMES BEZERRA - SESAP, MARIA ANTÔNIA DANTAS - SESAP, MARIA DA PAZ BEZERRA DA COSTA SOARES - SESAP, INGRID BEATRIZ DA SILVA - SESAP
Período de Realização Este projete teve início em abril de 2022 e está sendo desenvolvido até os dias atuais.
Objeto da experiência Desenvolvimento de um projeto para realização de ações de Educação Permanente para servidores públicos com abono de permanência.
Objetivos O objetivo do projeto é desenvolver ações de Educação Permanente para melhorias do processo de trabalho dos servidores com abono de permanência, abordando temáticas sobre uso de novas tecnologias, mudanças no ambiente de trabalho e preparação para a aposentadoria.
Metodologia O projeto está sendo desenvolvido na Coordenadoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (CGTES) da SESAP/RN. Após momentos de escuta com os servidores e com suas respectivas chefias, estão sendo desenvolvidas ações de Educação Permanente, usando a metodologia das rodas de conversa, para tratar das temáticas apontadas pelo coletivo como importantes para o melhor desenvolvimento das atividades laborais desses servidores.
Resultados Com a realização das rodas de conversa, nota-se as perspectivas de novos aprendizados, que podem ser traduzidos no estímulo a produção, motivação para o trabalho e engajamento na realização de atividades.
Análise Crítica Observou-se que os servidores, já com o direito a aposentadoria, permanecem em suas atividades laborais, por razões financeiras e pelo sentimento de utilidade. No entanto, a realidade é oposta no contexto do trabalho, onde alguns não mostram-se produtivos. Destaca-se a importância das ações de Educação Permanente para o estímulo produtivo destes servidores.
Conclusões e/ou Recomendações O projeto encontra-se em andamento e espera-se que os participantes apliquem as competências aprendidas através da Educação Permanente no contexto laboral. Aponta-se ainda a necessidade da realização deste movimento em outras coordenadorias da SESAP/RN, com a perspectiva de alcançar mais servidores, dando-os a possibilidade de torná-los mais proativos e motivados, tanto na sua vida funcional, como emocional.
|