SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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39094 - FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO INTERPROFISSIONAL PARA ESTUDANTES DE MEDICINA EM UMA UNIVERSIDADE ESTADUAL ROSIANE PINHEIRO RODRIGUES - UFPA, MAÍZA SILVA DE SOUSA - UEPA, ALDER MOURÃO DE SOUSA - UEPA, THAYSE MORAES DE MORAES - UEPA, GEORGIA HELENA DE OLIVEIRA SOTIRAKIS - UEPA, CLEBIS DOMINGOS DOS SANTOS SOMBRA - ESMAC
Período de Realização A experiência relatada ocorreu nos dois semestres letivos de 2021 e no primeiro semestre de 2022.
Objeto da experiência Escolha temática para o Trabalho de Conclusão Anual (TCA) de um eixo pedagógico, do curso de graduação em medicina, da Universidade do Estado do Pará.
Objetivos Refletir sobre as escolhas de temáticas dos TCA construídos mediante interação ensino, serviço e comunidade, a partir das problematizações realizadas nos territórios de seis unidades básicas de saúde, que foram campos de prática do curso, no município de Belém.
Metodologia Consistiu na análise descritiva dos TCA dos 34 trabalhos, apresentados como requisito da avaliação do eixo Gestão, Interação, Ensino, Serviço e Comunidade (GIESC). Os trabalhos foram construídos partindo da problematização do território vivo, junto à equipe das UBS, cotejando os principais problemas epidemiológicos locais. À análise categorizou-se quanto as patologias: doenças crônicas; doenças infecciosas; outros agravos. E quanto ao nível de atenção à saúde: APS; média e alta complexidade.
Resultados
Do total de trabalhos, 79,43% abordaram temas sobre a APS; 11,76% temas da média e alta complexidade e os demais sobre os três níveis de atenção. Quanto às patologias, 35,29% abordaram DCNT; 38,23% abordaram tuberculose, hanseníase, sífilis, HIV, dengue etc. Outros agravos como obesidade, ansiedade e depressão, violência doméstica foram discutidos por 17,64%. Por fim, 8,82% abordaram o exame Papanicolau, humanização na APS e aspectos nutricionais na infância e juventude.
Análise Crítica Na estratégia pedagógica do GIESC busca-se aproximar a formação dos graduandos às reais necessidades do SUS. A grande porcentagem de trabalhos voltados para doenças infecciosas e crônicas se igualam à prática cotidiana de profissionais de saúde do Norte do país. Nas vivências no território, se almeja ampliar do olhar do graduando, contribuindo para uma visão crítica e reflexiva sobre as necessidades de saúde da população, a fim de formar profissionais generalistas que valorizem a APS e o SUS.
Conclusões e/ou Recomendações Conhecer o papel de outro profissional de saúde facilita o desempenho em relação aos limites da ação e isso influencia, sem dúvida, no desenvolvimento da liderança de futuros profissionais de medicina, na qual tornar-se fundamental desde a academia o reconhecimento da persona e a atribuição de cada membro da equipe multiprofissional em saúde direcionadas a práticas integradas para a APS e o SUS.
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