SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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39055 - A EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DA FAMÍLIA MEDIADA POR TECNOLOGIA: A EXPERIÊNCIA DO PEPSUS JOSÉ ADAILTON DA SILVA - LAIS/UFRN, EVA EMANUELA LOPES CAVALCANTE FEITOSA - LAIS/UFRN, LAIANNY KRÍZIA MAIA PEREIRA - LAIS/UFRN, ROSIRES MAGALI BEZERRA DE BARROS - LAIS/UFRN, RICARDO ALESSANDRO VALENTIM - LAIS/UFRN, KARILANY DANTAS COUTINHO - LAIS/UFRN
Período de Realização A experiencia ocorreu de 2018 a 2022
Objeto da experiência As estratégias de educação permanente em saúde da família mediadas por tecnologia do PEPSUS.
Objetivos Relatar a experiência da proposta pedagógico inovadora do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS/LAIS/UFRN).
Metodologia Relato de experiência, descritivo, sobre a organização pedagógica do PEPSUS e o seu processo de construção, implementação e avaliação contínua. O PEPSUS oferta cursos online, de especialização e extensão, acessíveis a todos os profissionais de saúde por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). Para este estudo foram consultados os documentos oficiais do curso, de acesso público, bem como a experiência de coordenadores do Programa e das respectivas turmas.
Resultados O curso foi organizado de forma estratégia para suprir, inicialmente, as necessidades do Programa Mais Médicos, em seus dois ciclos formativos (especialização e extensão). Para esta construção foram realizados fóruns de discussão objetivando construir uma proposta pedagógica alinhadas as necessidades de formação. O Projeto Pedagógico foi construído pautado na problematização em saúde a partir da territorialização e foco na vigilância em saúde, que foram lacunas identificadas na formação médica.
Análise Crítica Foi possível identificar que a proposta pedagógica, implementada desde 2018, passou por ciclos avaliativos e de melhorias ao longo de todas as suas ofertas, possibilitando ajustes em questões específicas da formação em saúde da família. Além disso, os recursos pedagógicos foram modelados na perspectiva da diversidade de aprendizagem que pode existir nos usuários da plataforma e com atividades avaliativas que impulsionam melhorias no serviço de saúde.
Conclusões e/ou Recomendações Todo processo educativo necessita de reavaliação contínua de seus processos e um projeto pedagógico não deve ser estagnado, mas flexível a partir das necessidades de educação permanente, que também são dinâmicas a partir das mudanças nos diversos contextos da Atencao Primaria à Saúde. Ademais, é fundamental avançar em processos avaliativos que modifiquem positivamente o processo de trabalho das equipes e não apenas do cursista.
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