Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

39052 - FORMAÇÃO DE LIDERANÇAS PARA O SUS: RELATO DE EXPERIÊNCIA COMO DIRIGENTE DO CENTRO ACADÊMICO DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
LAURA MAZINI ALVES - UFSC, DANIELA LEMOS CARCERERI - UFSC


Período de Realização
A experiência transcorreu no período de um ano entre os semestres de 2020.2 e 2021.2.

Objeto da experiência
A relação da participação em Centros ou Diretórios Acadêmicos da área da saúde com a formação de lideranças para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Objetivos
Relatar a vivência no Centro Acadêmico Quatro de Agosto (CAOQA), do Curso de Graduação em Odontologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) relacionando a liderança estudantil com a aproximação e defesa do SUS.

Metodologia
A experiência de liderar o CAOQA em um ano pandêmico foi dividida em três momentos: conhecendo o CAOQA; atuando no CAOQA; saindo do CAOQA. O relato descreve as ações desenvolvidas no período, tais como as mobilizações sociais contrarias aos projetos privatistas em ataque ao SUS e participação representativa dos discentes em reuniões colegiadas. Relata ainda a influência desta experiência na opção por seguir a formação na Residência Multiprofissional em Saúde da Família (REMULTISF).

Resultados
Atuar no CAOQA fortaleceu a capacidade argumentativa e de liderança dos discentes. Assim, direitos estudantis puderam ser preservados devido à atuação ávida do CAOQA em reuniões colegiadas de diferentes instâncias da universidade. Foram vivenciadas discussões éticas a respeito do bem público, interlocuções dos estudantes com o Reitor da Universidade e participação ativa na execução do plano de retorno dos atendimentos das clínicas odontológicas no período da pandemia, em articulação com o SUS.

Análise Crítica
Os Centros Acadêmicos são entidades representativas que possuem bases legais e estatutos capazes de garantir aos discentes a participação ativa junto à academia. O CAOQA originou-se como fruto de uma luta política e estudantil, mediando ao longo dos anos a participação crítica nos movimentos em prol da saúde pública. Atuar em uma entidade representativa com este histórico possibilitou aos acadêmicos enxergar a saúde de maneira política, despertando para a defesa de um SUS integro e universal.

Conclusões e/ou Recomendações
Dirigir o CAOQA neste período exigiu do graduando a competência de liderar defesas humanitárias, visto que as universidades federais e o SUS vêm sofrendo constante ataque e desmonte. A experiência permitiu o desabrochar de líderes ativos capazes de defender o SUS e o bem público; potencializou a conduta política e social dos acadêmicos. Também despertou pela busca por uma pós-graduação que promova formação ético-técnico-política.