Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

38948 - DISCIPLINA ELETIVA SAÚDE DA POPULAÇÃO NEGRA E SUA IMPORTÂNCIA NA FORMAÇÃO EM MEDICINA: RELATO DE EXPERIÊNCIA.
MARIA EDNA BEZERRA DA SILVA - UFAL, ROSIANE KELLEN DE OLIVEIRA SILVA - UFAL, RHOSANA SORIANO LISBOA - UFAL


Período de Realização
De fevereiro a junho de 2021.

Objeto da experiência
Apresentar a vivência e reflexões despertadas na disciplina eletiva Saúde da População Negra - SPN, em uma universidade pública do nordeste brasileiro.

Objetivos
Construir um relato quanto as lições e as impressões acerca da disciplina SPN, a partir do olhar dos discentes, e sua importância na formação curricular e profissional dos acadêmicos, enquanto estratégia para promoção da saúde de populações racializadas contribuindo no combate ao racismo estrutural.

Metodologia
A disciplina contou com encontros online semanais e com a participação de convidados envolvidos nos diversos conteúdos abordados, com ênfase na Política Nacional de Saúde Integral da População Negra. Os principais temas dialogados foram o mito da democracia racial, Racismo estrutural, protagonismo das comunidades quilombolas e o impacto da pandemia da COVID-19 e das fakenews nessa população. Para a conclusão da disciplina, foi solicitado um portfólio sobre os aprendizados durante o percurso.

Resultados
A disciplina teve carga horária de 40 horas e a participação de 16 alunos de variados períodos do curso de medicina e odontologia, com os mais diversos perfis socioeconômicos, culturais e étnicos provenientes de diferentes regiões brasileiras, incluindo alunos ingressos pelas cotas raciais. Essas características da turma possibilitou uma troca de experiências ímpar durante as aulas, de forma participativa e dialogada acerca dos desafios encontrados pela população negra na busca por cuidados em saúde.

Análise Crítica
De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios de 2019, 56,2% da população se declara preta ou parda no Brasil, entretanto, em diversas universidades, a saúde desse povo é estudada à parte, eletiva. Abordar o processo de adoecimento dessa população fortalece a luta pelo direito à saúde, reduz as iniquidades, valoriza os saberes populares e suas vivências, combate o racismo e colabora para a visibilidade da população negra, dando voz aos reais atores sociais durante as aulas.

Conclusões e/ou Recomendações
Vivenciar a disciplina Saúde da População Negra permite uma ampliação de perspectivas, elucidando uma realidade por vezes desconhecida para uma parcela dos estudantes. Diante disso, a temática é de fundamental importância no campo da Saúde Coletiva, visto que vai ao encontro de discussões sobre cuidado integral, acessibilidade, racismo, diversidade religiosa e cultural, além de abordar o impacto da determinação social no processo saúde-doença.