SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)
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38610 - EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: RELATOS DE EXPERIÊNCIA DE UMA PROPOSTA DE ENSINO NO MODELO REMOTO JULIANA GONÇALVES BAPTISTA - GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO, GUILHERME GONÇALVES BAPTISTA - GRUPO DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, CORPO E MOVIMENTO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO DE JANEIRO
Período de Realização Novembro de 2020 a Dezembro de 2021, em 2 instituições da rede federal de ensino no Rio de Janeiro.
Objeto da experiência Relato de experiência de uma proposta de ensino remoto sobre saúde e práticas corporais/atividades físicas nas aulas de Educação Física escolar.
Objetivos Apresentar a percepção de dois professores quanto à elaboração e execução de uma proposta de ensino remoto sobre o conceito de saúde ampliada e os condicionantes socioculturais envolvidos nas práticas corporais e atividade física nas aulas remotas da Educação Física, do 1º ano e 3º do Ensino Médio.
Metodologia A elaboração deste relato refere-se a 2 etapas: produção e aplicação da proposta. A 1ª se deu a partir da inquietação sobre a noção de saúde, a invisibilização dos condicionantes socioculturais e suas relações com as atividades físicas. Assim, elegeram-se temáticas como: noções/discursos sobre saúde e atividade física; determinantes e aspectos socioculturais da saúde; saúde e produtividade; atividade física e consumo. A 2ª se desdobrou como e que forma se deu o processo de ensino-aprendizagem.
Resultados Houve dificuldade inicial de adaptação e produção de materiais para o meio remoto diante das particularidades da Pandemia. Ademais, percebeu-se o estranhamento dos alunos e um processo de descristalização do olhar em relação à noção de saúde. Posteriormente, foi notório o interesse dos estudantes por uma abordagem sociocultural da temática, o que culminou com a reflexão sobre a própria realidade e de questões sociais mais amplas, sobretudo no campo das práticas corporais e da Pandemia.
Análise Crítica A Pandemia foi um fator limitador dos diálogos durante as aulas e da própria participação discente. Foram notórias as mudanças de olhares sobre a noção de saúde e suas relações com as práticas corporais, fomentando um olhar crítico para outras instâncias, que antes não eram relacionadas à saúde. Esta noção, inicialmente, era vista ainda como ausência de doenças, sendo o indivíduo o maior responsável por esse valor, evidenciando a importância de abordar a temática sob as diferentes perspectivas.
Conclusões e/ou Recomendações Conclui-se que a proposta de ensino, a partir da ressignificação de olhares sobre a saúde, trouxe importantes elementos para a formação de seres autônomos e críticos, bem como despertou o interesse dos alunos do Ensino Médio para as aulas de Educação Física e às atividades físicas. Ademais, percebeu-se que tais temáticas ainda são pouco exploradas no contexto da Educação Física escolar, sobretudo nos aspectos que tange às questões socioculturais.
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