Sessão Assíncrona


SA11.1 - EDUCAÇÃO NA SAÚDE (TODOS OS DIAS)

38319 - PROCESSO DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE DESENVOLVIDO NO ÂMBITO DO PROJETO SAÚDE EM REDE NA MICRORREGIÃO DE OURO PRETO (MG).
ROSE FERRAZ CARMO - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS, LUDMILA BRITO E MELO ROCHA - ESCOLA DE SAÚDE PÚBLICA DE MINAS GERAIS, LUCIANA CÁSSIA DE OLIVEIRA BARBOSA - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, MAÍDILA SALES DE MELO - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS, MARIANA DA COSTA PAES DAYRELL - SECRETARIA DE ESTADO DE SAÚDE DE MINAS GERAIS


Período de Realização
Início da elaboração: junho de 2021
Início da oferta: maio de 2022



Objeto da experiência
Processo de Educação Permanente em Saúde desenvolvido no âmbito do Projeto Saúde em Rede na Microrregião de Ouro Preto (MG).

Objetivos
- refletir sobre processos de trabalho da Atenção Primária à Saúde (APS) e da Atenção Ambulatorial Especializada (AAE);
- reorganizar processos de trabalho da APS e AAE;
- contribuir com a integração entre APS e AAE;
- contribuir com a produção do cuidado em saúde compartilhado, humanizado e integral.


Metodologia
A Escola de Saúde Pública de MG em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde de MG realizou encontros formativos entre profissionais de saúde dos níveis central, regional e municipal. Baseados no tripé: sentir-pensar-agir os encontros traziam para o debate elementos das vivências, saberes e práticas dos/as profissionais. Em seguida eram adicionados elementos teóricos que permitissem a reflexão sobre a realidade vivenciada e finalmente prática e teoria eram articuladas para fins propositivos.

Resultados
Foram realizados 8 encontros formativos com a participação de 13 profissionais e abordados temas como acesso aos serviços de saúde, gestão do cuidado, território, integração e comunicação a partir da linha de cuidado materno infantil. O principal produto dos encontros formativos foi a elaboração, por profissionais que atuam nos serviços de APS e AAE, de uma matriz contendo estratégias para integrar os processos de trabalho desses serviços e contribuir com a produção do cuidado compartilhado.

Análise Crítica
A configuração da Microrregião de Ouro Preto MG, composta por apenas 3 municípios, contribuiu com a abordagem pedagógica utilizada durante os encontros formativos, assim como o perfil dos/as profissionais, propensos a mudanças, participativos e ativos durante as reflexões, discussões e propostas encaminhadas. Apesar dos desafios impostos, sobretudo pelo contexto da pandemia de COVID-19, foi possível transformar os encontros em um espaço de acolhida, vínculo e partilha de experiências.

Conclusões e/ou Recomendações
Acreditamos que a possibilidade de refletir sobre o cotidiano de trabalho e identificar para além dos seus desafios, as suas potencialidades é a principal contribuição do Projeto Saúde em Rede na Microrregião de Ouro Preto. Ressaltamos a importância de ações articuladas entre projetos político-pedagógicos e gestão para que seja possível a implementação e sustentabilidade das estratégias de integração entre APS e AAE elaboradas durante os encontros formativos.